Design, educação e inclusão: um estudo sobre a eficácia do jogo educativo “Hurumã” com crianças de escolas públicas.
empatia; jogo; design inclusivo; educação inclusiva.
As barreiras atitudinais, como capacitismo e preconceito, são comuns em diversos contextos, incluindo o escolar, onde se manifestam como bullying. Isso contribui para a violência infantil, afastando os jovens da escola e prejudicando tanto sua educação quanto sua vida adulta. Esta pesquisa se dedica a investigar caminhos que assegurem a permanência das crianças vítimas de intolerância na escola, a partir de abordagens de design. Para isso, baseia-se na educação inclusiva, no design de jogos, e nas práticas de design inclusivo e universal. O objetivo é analisar a usabilidade de um jogo, chamado Hurumã, criado para estimular a empatia em crianças sem deficiência no ensino fundamental. Para tal, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre educação infantil, fatores que favorecem a inclusão e o desenvolvimento da empatia, além de perspectivas de design que possam contribuir nesse processo. Com a continuação da pesquisa, pretende-se definir procedimentos metodológicos baseados em estudos da usabilidade, a fim de realizar um experimento empírico e discutir os resultados que emergirem do confronto teórico e prático. Ao final, espera-se identificar e avaliar os componentes do jogo para verificar se eles atendem aos critérios de usabilidade e se cumprem o propósito de promover a inclusão escolar.