Banca de DEFESA: JOÃO VITOR LINS PINHEIRO

DISCENTE: JOÃO VITOR LINS PINHEIRO
DATA : 30/10/2024
LOCAL: https://meet.google.com/ytn-rfhm-raq

MADEIRAS DE REDESCOBRIMENTO NO DESIGN DE MOBILIÁRIO EM PERNAMBUCO: O CASO DA MARCENARIA OLINDA.

mobiliário brasileiro, madeira de reuso, madeira de demolição, madeira de redescobrimento, design para a sustentabilidade.

O mobiliário brasileiro tem a madeira como elemento principal para a materialização de sua linguagem, compreendendo tanto aspectos funcionais e técnicos quanto simbólicos. Nesse sentido, é possível afirmar que a escolha da madeira como matéria-prima principal ocorre devido à ampla diversidade de espécies encontradas em território nacional. Não é de hoje que a exploração ilegal de madeira na Amazônia chama a atenção dos ambientalistas no Brasil e no mundo. E, diante dos elevados índices de desmatamento observados no Brasil, uma alternativa para reduzir os danos causados seria a utilização de madeiras de reflorestamento, engenheiradas ou madeiras de redescobrimento, popularmente conhecidas como madeiras de demolição. A partir deste cenário, é importante unir esforços a fim de garantir a conservação dos recursos naturais para futuras gerações e a sustentabilidade do meio ambiente. Alinhada a esta perspectiva, a Marcenaria Olinda, fundada em 2015 sob o lema de “nenhuma árvore a menos”, possui em seu processo de criação de design o uso exclusivo de madeira de redescobrimento, valorizando as práticas sustentáveis e regenerativas. Em Pernambuco, foram selecionados três diferentes personagens para contar essa narrativa que visa apresentar maneiras alternativas de utilização da madeira de redescobrimento no contexto do mobiliário local e apresentar seus processos, ampliando a discussão sobre o uso dessa matéria prima no design de mobiliário autoral brasileiro.

Presidente - 1131839 - AMILTON JOSE VIEIRA DE ARRUDA
Externo à Instituição - FRANCISCO DE ASSIS SOUSA LOBO - UFMA
Externa à Instituição - TARCIANA ARAÚJO BRITO DE ANDRADE - ULisboa
Notícia cadastrada em: 18/10/2024 09:17