Banca de QUALIFICAÇÃO: JONATAS PAULINO DE ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONATAS PAULINO DE ALBUQUERQUE
DATA : 31/10/2024
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

RESÍDUO VEGETAL OU OPORTUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO? uma análise dos resíduos vegetais produzidos na agricultura pernambucana para aplicação de novas tecnologia baseadas no biodesign.


PALAVRAS-CHAVES:

Sustentabilidade, Biodesign, Gestão de resíduos vegetais.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

O avanço tecnológico, conforme Medeiros e Delevati (2016), tem ampliado a capacidade humana de modificar o ambiente, resultando em graves efeitos, como a exaustão de recursos naturais e a geração de resíduos em larga escala. Corrêia e Heemann (2016) destacam que, embora essas alterações sejam mais evidentes desde a Revolução Industrial, as empresas estão cada vez mais conscientes da sustentabilidade, o que envolve questões ambientais, sociais, culturais e econômicas. Contudo, Boff (2017) alerta para o uso inadequado do termo "sustentabilidade", que muitas vezes é utilizado para fins de marketing (greenwashing), sem representar um verdadeiro compromisso ambiental. No contexto agrícola, conforme Oliveira (2020) e a EMBRAPA (2023), o Brasil se tornou uma potência mundial, sendo esperado que sua produção de grãos cresça significativamente para atender à demanda mundial. No entanto, esse aumento de produção também gera grandes quantidades de resíduos agrícolas, que, se não forem geridos adequadamente, podem causar sérios danos ambientais (Costa, 2017). A gestão ineficiente desses resíduos pode comprometer solos, água e biodiversidade (Universo Agro Galaxy, 2024). A biomimética, conforme Detanico, Teixeira e Koltermann (2010), surge como uma alternativa promissora, ao utilizar princípios da natureza para criar produtos mais sustentáveis, sendo uma ferramenta relevante para a sustentabilidade. Assim, o estudo da gestão de resíduos, tanto urbanos quanto agrícolas, é essencial para promover práticas alinhadas com os princípios sustentáveis, preservando os recursos naturais e melhorando a qualidade de vida. A proposta desta pesquisa é avaliar os resíduos vegetais provenientes da agroindústria no estado de Pernambuco e propor alternativas para a reutilização desses resíduos com base no Biodesign e suas novas tecnologias. O objetivo é criar um precedente para o desenvolvimento da indústria local com maior foco na sustentabilidade, contribuindo para práticas mais responsáveis e alinhadas ao equilíbrio ambiental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1131839 - AMILTON JOSE VIEIRA DE ARRUDA
Externo à Instituição - FRANCISCO DE ASSIS SOUSA LOBO - UFMA
Externa à Instituição - TARCIANA ARAÚJO BRITO DE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 17/10/2024 09:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06