Banca de DEFESA: MARIANA HENNES SAMPAIO LOBO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA HENNES SAMPAIO LOBO
DATA : 30/08/2024
HORA: 08:30
LOCAL: https://meet.google.com/zrb-cyph-oyb
TÍTULO:

Das ruas para as salas de aula: uma proposta de articulação entre a memória gráfica vernacular e as práticas de letramento nas escolas.



PALAVRAS-CHAVES:

memória gráfica; design vernacular; letramento; desenvolvimento cognitivo infantil.


PÁGINAS: 260
RESUMO:

A presente tese teve como objetivo articular o campo da Memória Gráfica Vernacular, estudado sob a ótica do Design da Informação, com as práticas sociais de leitura e escrita no contexto do letramento, para a Educação Infantil. O estudo envolveu a investigação das potencialidades dos letreiros populares da cidade do Recife como principal referência para o desenvolvimento de uma atividade didático-pedagógica, a qual chamamos de experimento, concebido à luz da Teoria da Atividade (LEONTIEV, 1981). O experimento foi implementado em duas escolas recifenses, uma pública e outra privada, contando com a participação de 32 crianças com idades entre 5 e 6 anos, e compreendeu quatro atividades distintas, mas complementares entre si. Elas envolveram conteúdos e dinâmicas multifacetadas, podendo ser descritas como: (1) a aplicação do jogo Combinando Memórias; (2) a realização de uma exposição fotográfica com uma dinâmica de pareamento de imagens; (3) a elaboração de uma lista de compras e (4) a vivência de uma Feirinha Popular por meio de uma dinâmica de faz-de-conta. Tais atividades foram planejadas e implementadas através de um método participativo e interdisciplinar, envolvendo profissionais da Educação Infantil, Design e Comunicação vernacular urbana. Essa abordagem garantiu que as ações fossem realizadas de maneira coletiva, a partir do intercâmbio de saberes científicos e empíricos. A primeira atividade do experimento destacou-se no contexto geral da pesquisa devido ao ineditismo, potencial de engajamento e versatilidade pedagógica do instrumento desenvolvido – o jogo Combinando Memórias – baseado no método Procedimento de Classificações Múltiplas (ROAZZI, 1995). A escolha do referido método deveu-se à sua possibilidade de articulação aos princípios teóricos norteadores do presente estudo: o processo de formação de conceitos e o desenvolvimento cognitivo infantil; as práticas sociais de leitura e escrita na Educação Infantil; e o campo da Memória Gráfica Vernacular. Entre os principais resultados da pesquisa, evidencia-se a relevância dos objetos de memória gráfica vernacular como recursos pedagógicos potentes, capazes de motivar estudantes no último ano da Educação Infantil a perceberem e a interpretarem objetos escritos presentes em seu entorno. De forma geral, os participantes investigados não demonstraram relação de neutralidade ou indiferença em relação aos artefatos vernaculares, elaborando hipóteses morfológicas e/ou conceituais sobre eles. Ao acessarem suas memórias gráficas e repertórios visuais, os participantes demonstraram ser capazes de estabelecer importantes conexões com seu entorno ao mesmo tempo em que se envolveram em práticas de aprendizagem inicial da língua escrita. Por conseguinte, os resultados obtidos evidenciam que a pesquisa trouxe contribuições importantes tanto para o campo do Design da Informação como para a Educação Infantil. O experimento realizado revelou possibilidades promissoras entre a articulação da memória gráfica e as práticas de letramento no âmbito escolar. Nesse cenário, o design foi posto à serviço da educação, respeitando a autonomia da figura da professora na renovação de abordagens pedagógicas tradicionais em sala de aula e o protagonismo da criança (com sua identidade, conhecimentos, percepções, emoções, opiniões e vivências) como elementos centrais das práticas sociais de leitura e escrita experenciadas no ambiente escolar. As perspectivas futuras sugerem a ampliação do alcance dos resultados obtidos na presente investigação bem como o desenvolvimento de outros estudos, projetos de pesquisa e de extensão universitários, fomentando novas parcerias que valorizem e integrem os saberes populares e acadêmicos.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 4205420 - ANDREA TEREZA BRITO FERREIRA - nullPresidente - 1134080 - HANS DA NOBREGA WAECHTER
Externa ao Programa - 3231421 - MARIA DE FATIMA WAECHTER FINIZOLA SANTANA - nullInterna - ***.305.704-** - RENATA AMORIM CADENA - IFPB
Externa à Instituição - YNAH DE SOUZA NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 22/08/2024 15:13
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