EDUCAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DECOLONIAL NA MODA: NARRATIVAS E PRÁTICAS INDÍGENAS DE ALIÃ WAMIRI E DAYANA MOLINA.
Design. Moda. Educação. Decolonialidade. Povos indígenas.
A proposição deste estudo é que narrativas indígenas compartilhadas de forma reflexiva e crítica no contexto de Aliã Wamiri e Dayana Molina possibilitam desenvolver a relação entre moda e educação decolonial. Produzir uma tese de doutorado é mobilizar o pensar e o agir, questionar sociedade e política, é a ação de pensar por escrito, e no caso desta pesquisa, é plantar sementes decoloniais na educação em design de moda no contexto brasileiro. Nesse sentido, o objetivo principal desta pesquisa é analisar as narrativas e práticas indígenas em moda e educação no contexto de Aliã Wamiri e Dayana Molina, considerando as possibilidades decoloniais na moda. As duas participantes são indígenas-ativistas que atuam na educação em escolas como a “Aldeia Criativa do Futuro” e na “Escola Estadual Indígena do Piauí”. O movimento decolonial latino-americano se fundamenta em contribuições do grupo de estudo Modernidade-Colonialidade dos anos 1990 e na relação com a estrutura colonial do Brasil nas esferas do poder, do saber e do ser social (Ballestrini, 2013). O contexto social e político dos povos indígenas no Brasil tem se caracterizado pela existência de projetos de lei excludentes de direitos constitucionais, como a Lei Ordinária 14.701/2023, que muda os critérios de demarcações de terras indígenas, passando a exigir comprovação de posse considerada abusiva, além de permitir a exploração de terras indígenas por garimpeiros, dentre outras disposições. A pesquisa está fundamentada nas discussões de Escobar (2016), Hooks (2020; 2022), Krenak (2022), Côrtes (2023), Vieira Pinto (1979), entre outros. Por meio do método de abordagem dialético e método de procedimento estudo de caso, serão realizadas entrevistas reflexivas, estratégia metodológica defendida por Szymanski (2004) ressalta a participação ativa do entrevistado e oportuniza que relações e interações sejam compartilhadas de forma mais horizontal entre pesquisador e participante. A análise dos dados se baseia em Bardin (2004) por meio dos eixos temáticos produzidos. Assim, a natureza holística do estudo de caso implica a investigação do caso como um todo, considerando a relação entre as partes que o compõe. Por fim, produzir ciência é instrumento de libertação à medida que decorre de uma atividade pensante e operante, ou seja, se nossa condição existencial permite ter atitude de indagação e consciência ativa diante das circunstâncias da prática social. Portanto, a relação da moda como metamorfose histórico-cultural; a educação como prática de liberdade e a decolonialidade como movimento contínuo de valorização de cosmologias originárias, cria possibilidades colaborativas e decoloniais na educação em moda brasileira.