AVALIAÇÃO DE JOGO DIGITAL COM CRIANÇAS NO ESPECTRO AUTISTA: IDENTIFICAÇÃO DE DIRETRIZES PROJETUAIS SOB À LUZ DE JOGOS SÉRIOS
transtorno do espectro autista; avaliação de usabilidade; usabilidade de software; jogos sérios; game design.
Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam comprometimento no processo de aprendizagem devido a prejuízos na comunicação e interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamentos e interesses. Para minorar essas dificuldades e promover um processo de ensino-aprendizagem mais inclusivo, diversos recursos foram desenvolvidos. Estudos recentes têm mostrado que os jogos digitais, compreendidos como jogos sérios nesse contexto de aprendizagem, são um desses recursos. Apesar dos resultados positivos apresentados em alguns estudos, foram observadas preocupações quanto a avaliação desses jogos, indicando a necessidade de maior rigor metodológico e elaboração de instrumentos de coleta de dados adaptados às particularidades dos usuários. Para verificar se essas particularidades estão sendo atendidas dentro do âmbito da interação humano-computador, é fundamental avaliar a usabilidade desses jogos. A fim de suprir essa lacuna, este trabalho objetiva propor diretrizes para avaliação de projeto de jogos digitais com metas educacionais que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista. O quadro teórico apoia-se na literatura dos campos da usabilidade, do TEA e de jogos sérios. Realizou-se a avaliação de usabilidade de um jogo digital desenvolvido pelo autor, utilizando avaliação heurística, percurso em grupo com especialistas, questionários e teste de usabilidade. A coleta de dados envolveu 20 participantes, incluindo crianças com TEA, seus responsáveis legais e especialistas em usabilidade e TEA. Os dados foram analisados por meio da identificação de padrões e estatísticas descritivas. Os resultados evidenciam a importância da adaptação dos métodos e instrumentos de pesquisa, bem como da inclusão de diferentes perspectivas sob o TEA no processo de avaliação. Como contribuição principal, foram elaboradas recomendações para avaliação de usabilidade de jogos sérios destinados a crianças com transtorno do espectro autista.