Banca de DEFESA: LISANDRA BATISTA DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LISANDRA BATISTA DO NASCIMENTO
DATA : 29/05/2024
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/wyv-qjea-ytz
TÍTULO:

AVALIAÇÃO AFETIVA DE PRODUTOS DE CUTELARIA: O ESTUDO DE CASO DA MARCA HERDMAR - PT


PALAVRAS-CHAVES:

avaliação afetiva; design emocional; respostas biométricas; cutelaria.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

As expressões culturais de uma sociedade se materializam em seus comportamentos e hábitos, a exemplo do uso de louças, toalhas e talheres para vestir à mesa no momento das refeições. Essa prática cumpre um importante rito simbólico social, e os artefatos comunicam através de seus aspectos estéticos. Uma vez que todo julgamento é guiado pelos afetos, o comportamento à mesa está diretamente ligado aos fatores emocionais de sua relação com os artefatos. Partindo-se da premissa de que avaliar o impacto emocional dos artefatos nos usuários se faz necessário à medida que o afeto se apresenta como uma nova dimensão do design para o bem-estar. A presente pesquisa, objetiva avaliar as emoções evocadas por um grupo de usuários brasileiros residentes em Recife no primeiro contato com artefatos de cutelaria da marca HERDMAR®. O estudo está ancorado em um projeto de cooperação internacional iniciado em 2021 entre os pesquisadores portugueses do Laboratório de Paisagem, Patrimônio e Território (Lab2PT) da Universidade do Minho Portugal e os pesquisadores brasileiros do Laboratório de Design O Imaginário da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Laboratório de Ergonomia e interfaces FAAC- UNESP (Campus Bauru) com o objetivo de agregar valor aos artefatos da industrial cuteleira da empresa HERDMAR a partir dos aspectos esteticos configuracionais identificados em seus produtos de catálogo. A pesquisa, de caráter qualitativa, utilizou princípios da neurociência no desenvolvimento de um protocolo baseado na mensuração de respostas fisiológicas (inconscientes) associadas às respostas verbalizadas (conscientes) quando no contato com artefatos em laboratório. O método da pesquisa foi composto por três fases distintas: exploratória, analítica e comparativa em nove etapas: 1. Seleção dos Atributos e Descrição das Características dos Produtos; 2. Análise Sincrônica dos atributos técnicos da Amostra de Produtos; 3. Planejamento e Cronograma da Coleta; 4. Autorização do Comitê de Ética (CEP) da UFPE; 5. Seleção e Recrutamento dos Voluntários; 6. Coleta de Dados através da análise psicométrica de bem-estar Psicológico, a Escala de Afetos Positivos e Negativos (PANAS) e perguntas abertas e fechadas para a avaliação subjetiva, e os dispositivos de Atividade Eletrodérmica (EDA) e EEG (Eletroencefalografia) para mensuração das reações fisiológicas; 7.Tratamento dos Dados; 8. Análise dos Dados Tratados, e; 9. Cruzamento dos resultados. A coleta de dados ocorreu em ambiente laboratorial controlado com adesão de 19 voluntários dos gêneros feminino (9), masculino (9) e não-binário (1), onde 14 deles tinham entre 25 e 35 anos de idade. Todos nascidos no Nordeste Brasileiro, com níveis de escolaridade entre ensino médio completo e pós-graduação completa, financeiramente ativos e de diferentes profissões. Os resultados da pesquisa revelam que o público jovem residente na cidade do Recife, Brasil, tende a preferir talheres com um estilo tradicional. O conjunto OSLO, é caracterizado por formas alongadas, extremidades do cabo mais ovaladas, superfície lisa, sem o tratamento de superfície PVD. Os conjuntos de talheres com tratamento de superfície PVD foram percebidos como elegantes e sofisticados, porém com uma baixa adesão de preferência. Os talheres com tendência à rejeição apresentavam o padrão estético com a presença de texturas. O conjunto CAIRO possui textura em alto relevo no formato de esferas e foi associado à falta de higiene, desconforto visual e ao toque e ainda gerou fobia em alguns voluntários. O segundo rejeitado foi o Nohc pois o cabo foi considerado feio e falso pelos participantes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTÓNIO BERNARDO MENDES DE SEIÇA DA PROVIDÊNCIA SANTARÉM - UMinho
Presidente - 1550533 - GERMANNYA D GARCIA ARAUJO SILVA
Externo à Instituição - LUIS CARLOS PASCHOARELLI - UNESP
Notícia cadastrada em: 26/05/2024 21:38
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