INTELIGENCIA ARTIFICIAL GENERATIVA APLICADA A ARQUITETURA: potencializando o pensamento lateral como ferramenta criativa no ensino de projeto
Inteligência Artificial; Pensamento Lateral; Arquitetura; Ensino; Projeto.
A presente pesquisa investiga a renovação do ensino de projeto em arquitetura à luz das transformações digitais contemporâneas e assim poder contribuir para o desenvolvimento da criatividade e das habilidades cognitivas dos discentes. O objetivo foi criar um artefato pedagógico composto por fichas estruturadas para aplicação em ateliês de projeto, que buscam promover a integração entre Inteligência Artificial (IA) generativa, Pensamento Lateral e a Taxonomia Revisada de Bloom. A metodologia adotada foi a Design Science Research (DSR), que orientou a pesquisa, combinando revisão bibliográfica com três testes internos de aplicação de IA em contextos criativos: geração de um diagrama conceitual, reinterpretação de maquetes físicas e análise da influência dos bancos de dados na representação de paisagens. Um teste preliminar de aplicação das fichas também foi realizado. Os resultados apontam que a IA, quando aplicada com intencionalidade pedagógica, pode ampliar o espaço de soluções, fomentar o engajamento dos estudantes e estimular níveis cognitivos superiores, como análise, avaliação e criação. Além disso, a utilização de IA mostrou-se eficaz na aceleração do processo projetual e na ruptura com padrões formais repetitivos. No entanto, foram observados riscos importantes, como vieses algorítmicos, geração de informações imprecisas e possíveis déficits metacognitivos se usada de forma acrítica. Conclui-se que a atuação ativa e reflexiva do docente é fundamental para mediar o uso responsável dessas ferramentas, assegurando que sua inserção no ensino de projeto ocorra de forma ética, crítica e produtiva.