Banca de DEFESA: LUIZ RICARDO FONSECA MARCONDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ RICARDO FONSECA MARCONDES
DATA : 25/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: on line
TÍTULO:


COM OS PES E MAOS NO CANTEIRO: A pratica pedagogica dialogica de Desenho-Construcao em

busca de uma completude no ensino de arquitetura


PALAVRAS-CHAVES:

desenho-construção; canteiro experimental; ensino de arquitetura.


PÁGINAS: 326
RESUMO:

A presente tese investiga a formação profissional contemporânea nas escolas brasileiras de Arquitetura. Com um enfoque social crítico, analisam-se as dificuldades no ensino prático da disciplina de projeto, decorrentes da histórica separação pedagógica entre as atividades de Desenho (concepção) e Construção (execução) nas estruturas curriculares. A pesquisa contextualiza a formação em Arquitetura no Brasil em um panorama excludente que perdura até hoje, resultado, entre outros fatores, de 350 anos de escravidão, manifestado em toda a estrutura social. Adota-se, assim, um recorte que situa essa formação no seio de uma sociedade estratificada, que historicamente desvalorizou o trabalho braçal. No contexto profissional e acadêmico da Arquitetura, busca-se demonstrar que a dissociação entre Desenho e Construção reproduz, consciente ou inconscientemente, a exclusão e o preconceito de classes, impactando negativamente o ensino e a prática arquitetônica. Interessa, sobretudo, averiguar em que medida a formação em Arquitetura é resultado de um processo pedagógico fragmentado, onde concebemos ideias e terceirizamos a prática àqueles na base da pirâmide social: os operários da construção civil, os "peões". A estrutura curricular dos cursos de Arquitetura foi historicamente desenhada para a manutenção do status quo, subalternizando o trabalho braçal desenvolvido por pedreiros, marceneiros, carpinteiros, serralheiros e outros artesãos do canteiro de obras, nunca devidamente inserido nos currículos como parte integrante da pedagogia das escolas de Arquitetura. Amparada nas obras de Paulo Freire, Sérgio Ferro e Chad Kraus, entre outras, a pesquisa procura entender os obstáculos à implementação de práticas pedagógicas dialógicas na formação em Arquitetura, a partir de um entendimento da história da sociedade brasileira, suas tensões de classes e estratificação. Estruturado em quatro capítulos, o trabalho foi desenvolvido com base no método hipotético-dedutivo, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas de base qualitativa com 30 participantes, entre estudantes e profissionais da Arquitetura que atuaram em ações imersivas em canteiros de obra experimentais. Os resultados revelaram que o distanciamento do canteiro de obras gera uma formação incompleta, não holística e socialmente empobrecida, onde a práxis arquitetônica, no sentido Freireano, foi desintegrada. A incorporação da abordagem de imersão prática e dialógica de Desenho-Construção no âmbito da formação em Arquitetura no Brasil apresenta-se como uma tentativa de resposta a essa formação fragmentada e preconceituosa, buscando a completude ao unificar pedagogicamente o Desenho e a Construção nos currículos das escolas brasileiras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 297806 - MARIA DE JESUS DE BRITTO LEITE
Interno - 1149640 - FABIANO ROCHA DINIZ
Interna - 1923921 - MARIA LUIZA MACEDO XAVIER DE FREITAS
Externo à Instituição - FERNANDO LUIZ LARA - UP
Externo à Instituição - DIEGO BEJA INGLEZ DE SOUZA - UNIPORTO
Externo à Instituição - FRANCISCO TOLEDO BARROS - USP
Notícia cadastrada em: 18/07/2025 09:25
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