As relações entre forma, espaço e práticas pedagógicos dos edifícios escolares no município do Crato/CE
Arquitetura escolar; práticas pedagógicos; Processo de ensino-aprendizagem; Crato/CE.
A presente pesquisa debruça-se a explorar os vínculos entre arquitetura escolar e as princípios pedagógicas das edificações escolares e suas relações entre a forma e o espaço do ambiente construído e o processo de ensino-aprendizagem em escolas públicas na cidade do Crato no estado do Ceará. Definiu-se como problema de pesquisa o entendimento de quais são as relações estabelecidas entre arquitetura escolar e práticas pedagógicas nos edifícios escolares investigados, visto que a cidade conta com a presença da Chapada do Araripe. Essa conformação geográfica faz com que existam microclimas na Região do Cariri, a qual está localizada na microrregião do sertão. Para solucionar a referida problemática considera-se como objetivo geral analisar as relações entre a forma e o espaço nas produções da arquitetura escolar no século XXI e as práticas pedagógicas em quatro escolas do município. Tem como estudos de caso o entendimento das conformações e das práticas pedagógicas postas em ação nas escolas que atendem a educação infantil e ensino fundamental I e II geridas pela municipalidade do Crato. Neste sentido, o percurso metodológico adotado fundamenta-se na pesquisa de campo, com a utilização de instrumentos para coleta de dados tais como: diário de campo e observação sistemática durante o período de quatro meses, nas escolas selecionadas a partir de um levantamento geral. Almeja-se entender a importância da relação entre a produção da arquitetura escolar (a forma e o espaço arquitetônico) e a ligação com os princípios pedagógicos e se há uma opção, ainda que anacrônica, por projetos de escolas padronizados, por outras questões políticas.