Momentos góticos da cultura? A decadência em Augusto dos Anjos, José Lins do Rêgo e Luciany Aparecida
Gótico, Horror, Literatura Brasileira, Augusto dos Anjos, José Lins do Rêgo e Luciany Aparecida
Este projeto de tese vai dedicar-se a buscar denominadores comuns entre três obras de autores nordestinos cujos temas podem ser direta, ou indiretamente, vinculados aos legados nefastos do Nordeste colonial, bem como sua derrocada: Eu (1912), de Augusto dos Anjos; Fogo morto (1943), de José Lins do Rego; e Mata doce (2023), de Luciany Aparecida. Como auxílio importante à análise, que nos dará o fio condutor que viabilizará o recorte deste trabalho, pretendemos lançar mãos de alguns temas e artifícios da chamada literatura gótica, a exemplo da fantasmagoria do passado, a loucura, a natureza opressiva, os personagens monstruosos e o loci horribilis. Estudos sobre o grotesco também perpassarão o delineamento do gótico, inseridos entre suas “estéticas negativas”, uma vez que o grotesco pode ser apontado principalmente na obra Eu, de Augusto dos Anjos. Por meio da gramática do estilo literário gótico, pretendemos entender três tempos da história brasileira (o início do século XX, as décadas de 1930-50 e os anos 2015-2025) como momentos cuja mimetização pode ser analisada pelas lentes góticas. Um dos objetivos é mostrar que tal estética, a qual lança mão de personagens e temáticas que nasceram e se consagraram na Inglaterra, no século XVIII (muito associada à literatura folhetinesca, de rápido impacto e descarte por parte do público leitor), ficaram escanteados na crítica literária brasileira, cuja predominância era a busca pelo realismo e o descarte de obras mais especulativas, que não se vinculavam unicamente aos contornos e regras do real. Assim, a partir de uma tentativa de reinclusão da estética gótica como forma válida de fabular momentos históricos, mesmo em outras geografias e contextos, estabelecemos a hipótese de que livro de poemas Eu, de Augusto dos Anjos, será considerado a obra fundacional do sentimento de tragédia e derrocada que atravessa as outras duas obras em questão. O segundo objetivo é entender como o gótico captura as sensibilidades de momentos de grande instabilidade política e social, de modo a evidenciar como as obras apontam em seus temas e personagens, a atmosfera sombria de seus períodos históricos.