COMENTARIOS ONLINE EM REDES SOCIAIS DOS JOVENS DO 9º ANO E OS PROCESSOS ARGUMENTATIVOS EM JOGO
Aprendizagem da Argumentação; Comentário online; Práticas de letramento.
Esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo de aprendizagem de capacidades discursivas para argumentar através de comentários online realizados, na rede social Instagram, por alunos e alunas do 9º ano do Ensino Fundamental. Em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998), a Proposta Curricular de Pernambuco (2012, 2019) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2017), justifica-se pela importância de formar sujeitos capazes de se posicionar criticamente diante de questões sociais. Inserida no campo da Linguística Aplicada (Rajagopalan, 2003; Moita Lopes, 2006; Larré, 2016; Buzato, 2016), reflete sobre as tensões e desafios que envolvem a didatização do gênero comentário online (Matencio, 2001; Lerner, 2002; Suassuna, 2021; Barbosa, 2021). Nesse contexto, se fundamenta no posicionamento dos (as) jovens, em redes sociais e nas práticas argumentativas possíveis por meio desse gênero (Alves Filho e Santos 2013; Sal Paz, 2013; Cunha, 2013; Ramos e Martins, 2018). Trata-se de uma pesquisa de intervenção, de caráter qualitativo, ancorada em uma perspectiva discursiva e interpretativista (Bunzen, 2009) desenvolvida em duas turmas de 9º ano da rede estadual de Pernambuco. Foram utilizados, como instrumentos metodológicos, questionários, diários de bordo, rodas de conversa, interações em sala de aula e comentários online produzidos durante as Oficinas. Os dados analisados revelam que os (as) jovens se apropriam de movimentos discursivos e estratégias argumentativas diversas na produção de comentários online, ao defenderem seus pontos de vista, diante de questões polêmicas (Cunha, 2012). O gênero comentário online, portanto, ao ser trabalhado em sala de aula, se apresenta como um caminho para o desenvolvimento de capacidades argumentativas e promoção de uma aprendizagem significativa, tornando os (as) estudantes mais críticos (as) e socialmente ativos (as).