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Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMANTHA LIMA DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMANTHA LIMA DE ALMEIDA
DATA : 24/07/2025
LOCAL: google meet
TÍTULO:

A presenca do popular no teatro moderno de Pernambuco


PALAVRAS-CHAVES:

Teatro do Nordeste; dramaturgia moderna; literatura pernambucana; dramaturgia pernambucana; cultura popular.


PÁGINAS: 135
RESUMO:

A partir de uma leitura intertextual, que privilegia a relação entre “fonte, intertexto e obra” nas literaturas, para além das semelhanças e diferenças textuais, este trabalho toma como corpus as dramaturgias modernas de três escritores pernambucanos, Aristóteles Soares, Luiz Marinho e Joaquim Cardozo, e analisa em que medida as ideias propagadas por Hermilo Borba Filho (de valorização e absorção das manifestações culturais populares pelo teatro), na década de 1940, à frente do TEP, impregnaram as dramaturgias dos três autores que compõem o corpus desta pesquisa. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é investigar as ferramentas estéticas fornecidas pela cultura popular e pelas manifestações espetaculares do povo e o modo pelo qual foram inseridos esses elementos na dramaturgia moderna de Pernambuco, que traçou, com o movimento do Teatro do Nordeste, uma veia teatral própria, fundada a partir das tradições culturais, assim como havia sido propagado pelos modernistas tradicionalistas do Regionalismo da década de 1920 - vinte anos antes do início da prática de um teatro moderno em Pernambuco. Para tal, foram utilizados, principalmente, os aportes teóricos de Kristeva (2020) e Nitrini (2015), que dão suporte a uma leitura comparativa intertextual; Bakhtin (2010), Burke (2010) e Gelado (2006), que dão conta da contextualização acerca do popular nas manifestações artísticas em três recortes históricos distintos; Souza Barros (1985) e Freyre (1967), que dão um panorama do modernismo em Pernambuco na década de 1920; Pontes (1990), Borba Filho (2005), Carvalheira (2011) e Reis (2008), que abordam a modernidade do teatro pernambucano a partir da década de 1940 e abrem margem à análise do corpus do trabalho, para o qual foram utilizados também Borba Filho (1982; 2005), Szondi (2011), Roubine (2008) e Ball (2014) como suporte teórico às questões abordadas pelo teatro moderno.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2085831 - ANCO MARCIO TENORIO VIEIRA
Interno - 1826432 - DARIO DE JESUS GOMEZ SANCHEZ
Externo ao Programa - 3424823 - LUIZ ALBERTO REIS MATTOS JUNIOR - UFPEExterna à Instituição - RENATA PIMENTEL TEIXEIRA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 05/07/2025 03:20
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