A EXPLORAÇÃO DA MULTIMODALIDADE NO CAMPO ARTÍSTICO-LITERÁRIO NO NOVO ENSINO MÉDIO: o que nos dizem os documentos oficiais?
Educação Literária; Multimodalidade; BNCC; Currículo de Pernambuco.
A presente pesquisa, situada no campo da Linguística Aplicada (LA) Indisciplinar (Lopes, 2006a, 2006b, 2013; Rajagopalan, 2013) em diálogo com a Educação Literária e com a Semiótica Social, busca analisar como a multimodalidade é prescrita no campo artístico-literário no contexto político do Novo Ensino Médio, com base nas prescrições curriculares oficiais BNCC (2018) e Currículo de Pernambuco (2021). Estas três áreas permitem questionar as fronteiras disciplinares e explorar a multimodalidade como um elemento transversal no ensino de literatura. A concepção de multimodalidade será feita com base em Kress (2001, 2003, 2014), Street (2014), . A presente dissertação se fundamenta na LA (Szundy; Nicolaides, 2013), que tem como princípio a compreensão, a desmistificação e a ampliação das práticas linguísticas. A partir dessa abordagem, é utilizada a análise documental (Pimentel, 2020) para investigar como a multimodalidade é prescrita (de forma explícita ou implícita) nos documentos curriculares em relação à exploração do texto literário, promovendo um debate sobre o ensino de literatura e suas potencialidades no Novo Ensino Médio. Centrando-se no ensino de Língua Portuguesa na rede estadual de Pernambuco, o estudo investiga como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) e o Currículo de Pernambuco (2021) tratam a multimodalidade ao discutir o campo artístico-literário. Aanálise do corpus se dá a partir de uma perspectiva qualitativa-interpretativa, na qual se discute e interpreta a hipótese de que a multimodalidade pode enriquecer a experiência literária, indo além da modalidade escrita e integrando recursos semióticos, como som, imagem e gestos na construção de sentidos durante as práticas literárias na escola. Para isso, as habilidades do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio no Organizador Curricular de Língua Portuguesa serão analisadas sob o olhar crítico do analista de acordo com os critérios de análise como vocabulário, gênero literário sugerido ou práticas de exploração do texto. A pesquisa discute ainda as tensões entre as propostas curriculares na busca para compreender se as prescrições possibilitam a ampliação das experiências artísticas, sensorias e criativas dos alunos.