LER E ESCREVER LITERATURA NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL: proposta de intervenção docente para o desenvolvimento de alunos-autores
Alunos-autores Educação Literária; Ensino de literatura, Leitura e escrita de texto literário.
O presente projeto de pesquisa de doutoramento se integra às discussões sobre o papel da literatura em aulas de língua materna no ensino fundamental e objetiva principalmente implementar proposta de formação direcionada a professores de língua portuguesa do ensino fundamental, com foco em alternativas metodológicas voltadas ao ensino de leitura e escrita literárias na perspectiva da formação de alunos-autores. Tomando como base as reflexões de teóricos como Leahy Dios (2004), Rouxel (2013), Tauveron (2014) e Durão & Cechinel (2022), objetiva-se ainda realizar análise qualitativa dos dados coletados durante a proposta interventiva, com a intenção de refletir sobre as práticas de leitura e de escrita de textos literários vivenciadas e discutidas durante o curso de formação como uma alternativa metodológica que oportunize o trabalho com a criatividade e o exercício de compreensão e de reelaboração da realidade por meio do encontro com a literatura em turmas de educação básica.