PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 99262-6709

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANDERLAINE ISIDORIO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANDERLAINE ISIDORIO DA SILVA
DATA : 27/02/2025
LOCAL: remoto
TÍTULO:

Representações do objeto direto anafórico de 3ª pessoa: o fenômeno a partir das crenças linguísticas, da fala e da escrita de estudantes da educação básica em Camaragibe-PE


PALAVRAS-CHAVES:

Objeto Direto. Variação. Crenças. Escrita. Fala.


PÁGINAS: 106
RESUMO:

Diante das mudanças no quadro de clíticos no Português Brasileiro, o que o torna cada vez mais distinto do Português Europeu (cf. Kato, 2017; Cyrino, 2018, 2019; Nunes 2018, 2019; Duarte et. al. 2021), e, por serem escassas as pesquisas que considerem a avaliação social do uso e a produção na língua falada e na língua escrita de um mesmo falante quanto à variação relacionada às estratégias de preenchimento da posição acusativa no âmbito escolar, o objetivo principal deste estudo é investigar o processo de variação das estratégias de retomada do objeto direto de terceira pessoa a partir das crenças linguísticas e da produção (falada e escrita) de estudantes de diferentes etapas da educação básica. Para tal, foram adotados os pressupostos teóricos da Sociolinguística Variacionista (cf. Weinreich, Labov e Herzog (2006) [1968]; Labov (2008) [1972]). O estudo, de base empírica, contou com a participação de sessenta estudantes de duas escolas públicas da cidade de Camaragibe – Pernambuco, distribuídos de acordo com três níveis de escolaridade (6o e 9o ano do ensino fundamental e 3o ano do ensino médio). Os corpora das produções oral e escrita são compostos por contextos declarativos finitos nos quais se verificou a presença do objeto direto anafórico, extraídos de entrevistas e de textos narrativos e dissertativos produzidos pelos estudantes. Para a análise das variáveis linguísticas e extralinguísticas associadas ao fenômeno variável, são seguidas as orientações metodológicas da Sociolinguística Quantitativa (Guy; Zilles, 2007), sendo os dados de produção (orais e escritos) submetidos ao tratamento quantitativo através de sua rodada no programa computacional Goldvarb-X para a definição da frequência percentual e do peso relativo de cada fator. Quanto aos dados de percepção linguística, as respostas às perguntas objetivas colhidas no teste de crenças foram submetidas a uma análise estatística e as respostas às perguntas discursivas, a uma análise qualitativa. Após a obtenção dos resultados quantitativos, será realizada uma análise comparativa entre os resultados da produção e os das crenças linguísticas. A hipótese principal que se adota é a de que tanto na fala quanto na escrita dos estudantes há variação nas estratégias de retomada do objeto direto de terceira pessoa, sendo raro o uso dos clíticos de terceira pessoa, sobretudo, nos dados orais. Quanto às crenças linguísticas desses alunos, os resultados preliminares têm apontado que o processo de escolarização tem impacto na construção delas e que existe uma valoração positiva a favor do uso dos clíticos acusativos de 3a pessoa, havendo crenças que evidenciam o prestígio social de que goza a variante-padrão do fenômeno variável em estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.036.814-** - CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA - UFRPE
Interno - 1757079 - MARCELO AMORIM SIBALDO
Externa à Instituição - SILVANA SILVA DE FARIAS ARAÚJO - UEFS
Notícia cadastrada em: 11/02/2025 09:41
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