EFEITOS RETROATIVOS DAS AVALIAÇÕES DO SAEPE NO 9º ANO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO AGRESTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO?
Avaliação em Larga em Escala; Efeito Retroativo, SAEPE
O presente estudo tem como objetivo investigar os efeitos retroativos (Anderson e Wall, 1993; Scaramucci, 2004; Andrews, 2004; Cheng, 2004) do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) em turmas do 9º ano de Língua Portuguesa nas escolas estaduais que oferecem o 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais na Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional (GRE-AM). Para atingir tal objetivo, a tese (em construção) busca realizar um movimento de compreender fatores externos (internacionais) e internos (nacionais e locais) que contribuíram para a emergência de um sistema de avaliação do desempenho no estado de Pernambuco no início do século XXI. Esse estudo será realizado no campo da Linguística Aplicada transdisciplinar (Fabrìcio, 2017), esforçando-se em dialogar com um tipo de pesquisa fundamentada em uma base político-educacional e nos conceitos de avaliação em larga escala para o contexto de Língua Portuguesa e leitura (Afonso, 2001/2013; Ball, 2001; Suassuna, 2007; Gatti, 2013; Freitas, 2014; Werle, 2011; Bauer, 2015/2022), pelos conceitos de alfabetismo (Rojo, 2009; Soares, 1995; 2001; 2009; 2020 Mendonça; Buzen, 2015) e de efeito retroativo (Bailey, 1996/1999; Anderson e Wall, 1993; Scaramucci, 2004; Andrews, 2004; Cheng, 2004). A metodologia da pesquisa tem caráter qualiquantitavo e procura traçar um percurso indisciplinar (Moita Lopes, 2006a; Amorim, 2017), privilegiando a análise de diversos documentos (diários oficiais, prescrições para os professores, postagens, revista de avaliação do CAED, etc.) e rodas de conversa com docentes de Língua Portuguesa do 9° ano da rede pública do estado de Pernambuco sobre o SAEPE. Como resultados esperados, pretende-se neste trabalho trazer um olhar analítico partindo da inquietação fundante das imbricações entre a necessidade de averiguar o efeito retroativo das avaliações do SAEPE e seus impactos sobre o ensino de Língua Portuguesa nas escolas da rede estadual de Pernambuco, especialmente com professores de Língua Portuguesa do 9º ano da Gerência Regional do Agreste Meridional de Pernambuco (GRE-AM).