MEMÓRIA, ESCRAVIDÃO E RESISTÊNCIA EM PERRO VIEJO E AWON BABA, DE TERESA CÁRDENAS
Awon Baba; Traços de Memória; Narrativas Negras; Perro Viejo; Teresa Cárdenas.
Esta pesquisa apresenta uma análise sobre as narrativas que evidenciam as vozes dos subalternizados. O objeto deste estudo é o romance “Perro Viejo” e o livro de contos “Awon Baba” da escritora afro descendente cubana Teresa Cárdenas. O romance e os contos apresentam como tema central a escravização de negros africanos em Cuba e as relações na zona de contato de controle colonial e resistência escrava. A autora utiliza a ficção para resgatar uma memória coletiva apagada de descendentes de escravizados que, por muito tempo, só conheciam uma história oficial baseada nos interesses hegemônicos dos conquistadores. As análises desenvolvidas foram ancoradas no Pensamento do Rastro/Vestígios de Memória do teórico martiniquenho Édouard Glissant (2005), Dionne Brand, e nos estudos críticos de Homi K. Bhabha (1998), Aníbal Quijano (2005), Bill Ashcroft, Garret Griffiths e Helen Tiffin (2007), Johan Galtung (2009), Thomas Bonnici (2009) e Mary Louise Pratt (2010). Este estudo consistiu em uma análise bibliográfica comparativa e qualitativa e apresentou a seguinte pergunta norteadora: O pensamento do rastro/vestígio de memória identificados no corpus selecionado pode contribuir para o fortalecimento de identidades afrodescendentes? Os resultados encontrados no corpus deste estudo, apontaram que os vestígios de memória constituem um importante fator de transmissão de memória coletiva. Concluímos que a oralidade e a literatura de narrativa negra decolonial, através do resgate da memória coletiva contribuem para a continuação do legado cultural e fortalecem a identidade de povos afrodescendentes