PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Telefone/Ramal: (81) 99262-6709

Banca de QUALIFICAÇÃO: MIGUEL ANTONIO D' AMORIM JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIGUEL ANTONIO D' AMORIM JUNIOR
DATA : 14/10/2024
LOCAL: Sala 201
TÍTULO:

KUMIÇA IUIRIA E OS ECOS DOCENTES: a Educação Literária Decolonial como canoa e a Poesia de Márcia Wayna Kambeba como remo na Sala de Aula


PALAVRAS-CHAVES:

Marcia Kambeba. Educação Literária. Decolonialidade. Formação. Docente. Poesia.


PÁGINAS: 78
RESUMO:

KUMIÇA IUIRIA E OS ECOS DOCENTES: A Educação Literária Decolonial como Canoa e a Poesia de Márcia Wayna Kambeba como Remo na Sala de Aula, é uma pesquisa de doutorado que surge a partir de uma problemática concernente ao ensino da literatura indígena brasileira nas aulas de Língua Portuguesa no eixo artístico literário, no Ensino Médio. O objetivo desta pesquisa é investigar se, e como se dá a vivência com poesia de Márcia Wayna Kambeba nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Teoricamente, apoio-me em (Migholo, 2009), (Torres, 2023), (Grosfoguel, 2023), (Whalsh, 2017), (Smith, 2018), (Costa, 2023) entre outros que refletem a respeito das epistemologias decoloniais que suleiam abordagens e práticas interculturais e pluri-versais. Em (Graúna, 2013); (Thiel, 2018), (Munduruku, 2020), (Krenak, 2022), (Kambeba, 2023), (Werá 2017), (Kopenawa, 2015) que tratam das  literaturas indígenas e do seu papel na sociedade não indígena. Para tratar da poesia ocidental (Aristóteles, 2011), (Moisés, 2000), (Bosi, 2000), (Paz, 2012). Sobre educação literária (Dalvi, 2011) e (Bunzem, 2022). No tocante à leitura literária como construção de cultura, identidade e sensibilidade, aparto-me em (Rouxel, 2013), (Xypas 2019) e para a vivência da poesia em sala de aula (Pinheiro, 2018). Como corpora literários para esta pesquisa, escolhi cinco livros de poesia de Márcia Wayna Kambeba: Ay Kakiry Tama (2019), Saberes Ancestrais (2020), Kumiça Jenó (2021), Saberes da Floresta (2022) e De Águas, Almas e Cunhãs (2023).  O locus desta pesquisa será restrito à Gerência Regional de Educação - Metropolitana Sul de Pernambuco (doravante, GRE Metro Sul). Primeiramente, farei uma pesquisa exploratória via Google forms para saber dos docentes informações a respeito da literatura indígena brasileira contemporânea e da poesia de Márcia Kambeba nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Por conseguinte, ministrarei um curso de formação/atualização sobre Educação Literária Decolonial e escolarização da poesia de Márcia Kambeba. Colaborativamente, elaboraremos, Atividades Didáticas Decoloniais (doravante, ADD) para serem vivenciadas em sala de aula. Após a vivência, pedirei aos docentes para  registrarem em um Diário de Ecos Pedagógicos (doravante, DEP), as suas ressonâncias sobre a escolarização da  poesia de Márcia Wayna kambeba nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Nesta pesquisa, buscamos responder a seguinte pergunta: em que medida uma educação literária decolonial com poesias indígenas brasileiras contemporâneas favorece o deslocamento de percepção do docente e provoca-lhe desenvolver processos de decolonização em suas aulas de língua portuguesa, ampliando-lhes novas perspectivas de práticas estéticas, linguísticas, humanísticas e culturais?

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1877060 - ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA
Interno - 1752732 - CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
Externa à Instituição - SHERRY MORGANA JUSTINO DE ALMEIDA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 24/09/2024 09:24
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