PROJETO GRÁFICO DE LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO APROVADOS NO PNLD 2018 E 2021: UM ESTUDO COMPARATIVO
Projeto gráfico. Livro didático de português. Ensino Médio.
Desde a década de 1960, o livro didático de Língua Portuguesa passou por diversas transformações, de modo a atender a públicos, interesses e contextos históricos diferentes. Entretanto, poucos estudos focam nos projetos gráficos dos LDP. Diante dessa lacuna, esta dissertação de mestrado propõe uma análise comparativa dos projetos gráficos contemporâneos dos livros didáticos de português para o Ensino Médio referentes aos PNLDs 2018 e 2021, focando na construção desses materiais, sua adequação e potencialidades. Utilizando o campo teórico-metodológico da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2013), em diálogo com os estudos do Design (Moraes, 2010) e da Semiótica Social (Autor, ano), o estudo examina as diretrizes estabelecidas pelos editais do PNLD (Brasil, 2018-2021) para o projeto gráfico dos livros, adotados em obras específicas como "Português - Contexto, Interlocução e Sentido" (PNLD/2018) e "Se liga nas Linguagens – Português" (PNLD/2021), ambas publicadas pela Editora Moderna. A pesquisa incluiu uma análise documental das diretrizes dos editais, uma análise comparativa dos projetos gráficos dos livros mencionados e entrevistas com um dos designers gráficos responsáveis pelas obras, Adriano Moreno Barbosa. Os resultados indicaram que os projetos gráficos dos livros didáticos atendem às diretrizes dos editais, com uso de imagens, infográficos melhor conectados ao contexto contemporâneo dos estudantes, ainda que de forma discreta. A análise revelou que os projetos gráficos apresentam potencialidades significativas em termos de atratividade e funcionalidade, contribuindo para um melhor engajamento dos alunos. A entrevista com Adriano Moreno Barbosa forneceu conhecimentos valiosos sobre as decisões de design e os desafios enfrentados durante a elaboração dos projetos gráficos. Conhecidos os resultados, este estudo visa ampliar a compreensão sobre o trabalho realizado pelas editoras na adaptação dos projetos gráficos de suas obras didáticas e fomentar discussões sobre a melhoria contínua desses projetos, avaliação e aproveitamento deles nos livros didáticos.