COMO SER #AQUELAGAROTA?: O DISCURSO DO EMPODERAMENTO E DO AUTOCUIDADO NO TIKTOK
Análise de discurso.Empreendedorismo. Empoderamento feminino. TikTok. Autocuidado.
O presente trabalho busca analisar, partindo de uma perspectiva pecheuxtiana da Análise de Discurso, como funciona o discurso de empoderamento feminino produzido a partir de vídeos da tendência “Como ser aquela garota?” e de vídeos demarcados pela hashtag #AquelaGarota no TikTok. O cuidado com o corpo e a mercantilização da própria imagem são tomados como materialidade significante dentro do contexto digital à medida que produzem sentidos acerca do empoderamento e da emancipação feminina na sociedade atual. Assim, argumentamos que, por meio de uma ideologia neoliberal, são produzidos discursos dominantes que apontam para o controle do corpo da mulher como condição fundante para o empoderamento feminino e, consequentemente, para o sucesso no mercado de trabalho, especialmente no que tange à questão do empreendedorismo. Desse modo, a partir das materialidades fílmicas e imagéticas analisadas, e levando em consideração que os discursos são efeitos de sentidos entre interlocutores, a proposta desta pesquisa pauta-se na descrição e na análise de como a formação ideológica neoliberal comporta formações discursivas que são atravessadas e retomam saberes, por vezes contraditórios, acerca do empoderamento feminino, dentre os quais se encontram o condicionamento físico e a alimentação saudável como condição necessária tanto para uma boa saúde mental quanto para o sucesso na jornada do empreendedorismo (de si).