PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Téléphone/Extension: (81) 99262-6709

Banca de QUALIFICAÇÃO: SARAH BEATRIZ DE ANDRADE BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARAH BEATRIZ DE ANDRADE BEZERRA
DATA : 17/11/2025
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Leitura queer paranoica e (re)escrita de autoria feminina: um estudo sobre fanfiction


PALAVRAS-CHAVES:

Fanfiction; Leitura Queer; Estudos de Fãs; Análise Textual; O Grande Gatsby


PÁGINAS: 80
RESUMO:

A cultura fandom — comunidades de fãs de um produto cultural específico — tem sido objeto de discussão nos estudos culturais desde a década de 1980. Inicialmente, seu papel era estudado principalmente como o de receptor dentro da emergente e lucrativa cultura de massa. Entretanto, atualmente os fãs já não são vistos como meros consumidores, mas como participantes ativos na construção de significado das obras (Jenkins, 2006), não apenas interpretando, mas também criando a partir dos produtos culturais que apreciam, adaptando e expandindo o universo ficcional. É nesse contexto que surge a fanfiction: narrativas fictícias escritas por fãs, baseadas em algum material de origem, como livro, filme, série, entre outros. O objetivo desta pesquisa é analisar o formato literário digital da fanfiction enquanto prática afetiva de fãs, a partir de leituras queer, revelando a capacidade transformativa do fandom. Fãs — especialmente mulheres e pessoas queer — têm usado fanfics para explorar interpretações subversivas de sexualidade e gênero de personagens, distanciando-se de leituras mais tradicionais de produtos culturais, como os audiovisuais e a literatura. O trabalho ancora-se nas contribuições dos estudos queer, sobretudo em Doty (1992) e Sedgwick (2003) — esta servindo como referencial teórico principal devido aos conceitos de leitura paranoica e reparativa. Para tal, estuda-se you are my shallow grave, uma fanfic slash (que focaliza o relacionamento romântico entre dois personagens do mesmo sexo) baseada no cânone estadunidense The Great Gatsby, de F. Scott Fitzgerald (1925). A fanfic é aqui vista como uma extensão (Jenkins, 2017) do arquivo ficcional do texto-fonte, uma (re)escrita que evidencia uma leitura queer feita pela fã-autora. A análise textual é realizada por meio da identificação de elementos e sinais queer (Doty, 1992) presentes na narrativa, com auxílio da crítica literária sobre o modo fantástico (Ceserani, 2006). Além disso, discute-se a conexão do formato literário fanfiction com o público feminino e queer, demonstrando como esse espaço informal de literatura pode constituir uma rede para narrativas plurais, criativas e marginalizadas. A pesquisa defende, portanto, que as fanfics materializam uma leitura queer paranoica com consequências reparativas: por meio delas, os fãs reparam o texto e sua própria realidade, não apenas subvertendo leituras hegemônicas, mas também explorando suas subjetividades, fortalecendo sua comunidade e perpetuando novas formas de (re)escrever um texto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2247579 - YURI JIVAGO AMORIM CARIBE
Externa à Instituição - ADRIANA DA ROSA AMARAL - UFF
Externa à Instituição - MARCELA SANTOS BRIGIDA - UERJ
Notícia cadastrada em: 20/10/2025 15:13
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