PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Téléphone/Extension: (81) 99262-6709

Banca de DEFESA: JONATHAS ATAIDES PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONATHAS ATAIDES PEREIRA
DATA : 17/10/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google MEET
TÍTULO:

POR UM OUTRO OLHAR PARA O CONTINENTE AFRICANO: desconstruindo estereótipos por meio da HQ Akissi de Marguerite Abouet.


PALAVRAS-CHAVES:

Didática, Ensino, FLE, HQ, Leitura literária, Representações


PÁGINAS: 198
RESUMO:

As representações que o futuro professor de FLE tem sobre o continente africano, geralmente, envolvem pobreza, fome, guerras e miséria. Estas imagens são, na maior parte das vezes, transmitidas a eles por meio das notícias e filmes. Algumas histórias em quadrinhos de expressão francesa, porém, favorecem uma outra imagem da África, mais especificamente da Costa do Marfim, sem que seja necessário esconder os problemas sociais que grande parte do país enfrenta. Elas mostram um ambiente descontraído com crianças cheias de sonhos e que, nem sempre, querem sair do continente para ter “uma vida melhor”. Desse modo, esta pesquisa tem o objetivo geral de contribuir para a visibilidade da cultura da África francófona e da história em quadrinho em sala de aula, por meio da leitura e de atividades confeccionadas, tendo como base os quadrinhos de Akissi. Para tal, os objetivos específicos são: a) Apresentar as HQ’s da “Akissi” de Marguerite Abouet, confeccionando uma proposta didática decolonial, doravante (PDD); b) Analisar os elementos culturais, hábitos e vivências expressos pelos professores em formação inicial nos questionários e nas produções de HQ’s digitais; e c) Identificar, após o término da ficha didática, por meio das HQ’s confeccionadas pelos sujeitos participantes com auxílio da inteligência artificial, se houve desconstrução de estereótipos após a vivência das obras selecionadas de Marguerite Abouet. Como aporte teórico, esta pesquisa se fundamenta em Cavalleiro (2001), Maldonado-Torres (2023), Gomes (2003) e outros autores, para mostrar a importância dos estudos sobre as africanidades e suas implicações no Brasil. Para analisar as características dos quadrinhos e como eles podem ser utilizados na sala de aula, selecionamos os trabalhos de Xavier (2017), Vilela (2015), Vergueiro e Ramos (2015) e outros autores. Por último, queremos que os alunos de francês língua estrangeira, ao lerem as obras de Abouet, escolhidas pelos pesquisadores, apropriem-se da obra e se identifiquem com a África francófona. Para isso, utilizaremos as ferramentas disponibilizadas pelas pesquisas em leitura subjetiva como os trabalhos de Xypas (2018), Langlade (2008) e Rouxel (2005), entre outros. Para alcançar esses objetivos, a metodologia desta pesquisa-ação foi dividida em quatro momentos. Primeiro, desenvolvemos uma ficha didática para ser aplicada com professores de FLE em formação da Universidade Federal de Pernambuco; segundo, aplicamos a ficha confeccionada utilizando a plataforma Google Meet; terceiro, propusemos aos professores em formação a criação de uma HQ digital com a temática: um outro olhar sobre o continente africano, com o uso de inteligência artificial; e, por fim, fizemos uma análise dos dados coletados. Vimos que o trabalho com os quadrinhos pode contribuir para que a língua francesa, geralmente associada unicamente à França, seja associada também aos países da África francófona. Além disso, por meio da leitura dos quadrinhos, pudemos ressignificar a visão que o professor de FLE tem do continente Africano e despertar o interesse pelos estudos sobre a África francófona. Nesta pesquisa, vimos que o trabalho com Histórias em quadrinhos, na sala de aula de formação de professores de francês língua estrangeira, pode favorecer a desconstrução de estereótipos ligados ao continente africano, mais especificamente à Costa do Marfim. Esse processo de desconstrução ocorre a partir de uma expansão da imagem que é reduzida pelo simplismo do estereótipo. Ao conhecer o outro, o sujeito leitor se enxerga nele e vê o quão limitantes são os pré-julgamentos e crenças difundidas pela mídia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1877060 - ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA
Interna - 2379718 - OTAVIA PINHEIRO PEDROSA FERNANDES
Externa à Instituição - MARGARIDA DA SILVEIRA CORSI
Notícia cadastrada em: 13/10/2025 13:03
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