PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Téléphone/Extension: (81) 99262-6709

Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVYSON HENRIQUE FERREIRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVYSON HENRIQUE FERREIRA SILVA
DATA : 29/04/2025
LOCAL: Google Meet (online)
TÍTULO:

Narrativas do League of Legends: uma proposta de trabalho com a Pedagogia dos Multiletramentos no Ensino Médio




PALAVRAS-CHAVES:

Linguística Aplicada; Pedagogia dos Multiletramentos; Ensino de Língua Portuguesa; Indisciplinaridade; Protótipo Digital; Narrativas.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Este trabalho insere-se no campo da Linguística Aplicada (LA) contemporânea, compreendida como indisciplinar e comprometida com as dinâmicas sociais nas quais a linguagem se manifesta (MOITA LOPES, 2006; KUMARAVADIVELU, 2006; SATYRO, 2023; PENNYCOOK, 2023) e tem como objetivo refletir sobre a construção de um protótipo digital de ensino (ROJO, 2012, 2013, 2017) baseado na Pedagogia dos Multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2012; COPE; KALANTZIS; PINHEIRO, 2020), no qual utilizei as narrativas do universo ficcional relacionado ao jogo digital League of Legends como recurso pedagógico para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. A pesquisa parte da minha inquietação enquanto professor e linguista aplicado em formação e, assim, levanto questionamentos sobre as abordagens tradicionais no ensino de língua e a pouca integração entre teoria e prática pedagógica na formação docente. A escolha do jogo justifica-se pela sua familiaridade entre jovens e pela riqueza de gêneros discursivos em plataformas digitais envolvidos por múltiplas linguagens, como histórias em quadrinhos, contos e videoclipes. O objetivo central é investigar como um material pedagógico desse tipo pode contribuir para um ensino de Língua Portuguesa mais dinâmico e alinhado às práticas culturais dos alunos. Para alcançar tal objetivo, estabeleci os seguintes objetivos específicos: (i) analisar as atividades propostas no protótipo a partir dos processos de conhecimento experienciando, conceitualizando, analisando e aplicando (KALANTZIS, COPE E PINHEIRO, 2020) evidenciando as possibilidades de integração entre teoria e prática docente; (ii) verificar de que forma as diversas atividades do protótipo de ensino, organizadas em rotaspara contemplar diferentes processos de conhecimento, podem colaborar para um trabalho no Ensino Médio que leve em consideração a heterogeneidade dos jovens. Esses objetivos foram construídos com base na ideia de que, no contexto da LA contemporânea, (PENNYCOOK, 2006; MOITA LOPES, 2006), a prática científica deve se comprometer com o sujeito social, entendendo-o como parte integrante do processo e estar atenta à responsabilidade de promover pesquisas que sejam, de fato, responsivas à vida social. Este é um princípio central desta dissertação. Por fim, concluo que a adoção de materiais pedagógicos digitais baseados em narrativas de jogos pode ampliar as possibilidades de ensino de Língua Portuguesa, tornando-o mais envolvente, relevante e alinhado às práticas culturais dos alunos. Contudo, ressalta-se a necessidade de formação docente voltada para a compreensão dos multiletramentos e para o desenvolvimento de materiais pedagógicos que dialoguem com as realidades escolares, além de repensar o ensino de Língua Portuguesa sob uma perspectiva crítica e socialmente engajada. Assim, reforço neste trabalho a importância da Linguística Aplicada como um campo indisciplinar e comprometido com as práticas sociais, com o objetivo de contribuir para uma educação crítica e transformadora.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1752732 - CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
Interna - ***.400.124-** - THAIS LUDMILA DA SILVA RANIERI - UFRPE
Externa à Instituição - JULIA MARIA RAPOSO GONCALVES DE MELO LARRE - UFRPE
Notícia cadastrada em: 14/04/2025 16:47
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