PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Téléphone/Extension: (81) 99262-6709

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE CAROLINA FERREIRA FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE CAROLINA FERREIRA FARIAS
DATA : 05/05/2025
LOCAL: Sala 201
TÍTULO:

Formação inicial de professores de espanhol a partir do problem-based learning: uma análise da construção efetiva de conhecimentos significativos linguísticos, culturais e políticos em aulas de linguística aplicada


PALAVRAS-CHAVES:

Metodologias Ativas. Problem-Based Learning. Significado. Linguística Aplicada. Formação inicial de Professores de Espanhol.


PÁGINAS: 204
RESUMO:

Dentre as teorias que permeiam a formação docente, a aprendizagem ativa tem se destacado por defender um trabalho focado na autonomia do aprendiz e no processo de ensino-aprendizagem, o que é bastante relevante, em oposição, em um ensino focado, na ampla maioria das vezes, na dependência do aluno com relação ao professor para a produção do conhecimento. É por isso que, nesta tese, faço uso do Problem-Based Learning (doravante PBL), ou, em português, Aprendizagem Baseada em Problemas. Umtipo de metodologia que pressupõe além de pesquisa constante, a autonomia na busca do conhecimento e, consequentemente, a geração de significados da aprendizagem. Nesse trabalho, essa metodologia foca na busca mais precisa para responder a problemas relacionados à língua e à cultura espanholas, além de à política de implementação do ensino da língua espanhola no Brasil, por meio da geração de significado - que se entende por: trazer realsentido à aprendizagem, justificando o porquê da importância de um determinado conteúdo e o porquê da necessidade real de ser aprendido (FEUERSTEIN et al, 2014). Esta tese tem como objetivo geral mostrar o uso do PBL em aulas de Linguística Aplicada na formação inicial de professores de Espanhol para compreender o conhecimento significativo (significado) que essa metodologia oferece na aprendizagem. A problemática que se insere nessa tese é: Como o PBL gera significados na aprendizagem dos professores de Espanhol em formação inicial? O referencial teórico está baseado principalmente em: Bandura (1986); Thiollente (1986); Bakhtin (2002); Savin-baden e Major (2004); Barrows e Tamblyn (2004); Moita Lopes (2005); Cassany (2006); Araújo e Arantes (2009); Bakhtin (2011); Feuerstein et al (2014); Brasil (2017), Volóchinov (2017) e Mignolo (2020). Quanto à tipologia/metodologia da pesquisa, esse trabalho caminha em duas vertentes: tanto na pesquisa bibliográfica como na pesquisa-ação. Para a realização da pesquisa, contou-se com 12 participantes do sexo feminino, do curso em formação inicial em Letras – Espanhol, na turma de Linguística Aplicada III, da Universidade Estadual da Paraíba (Campus de Campina Grande - PB). O trabalho consitiu em lançar três perguntas-problemas para os professores em formação inicial em Letras. A primeira pergunta-problema relacionada à interculturalidade; a segunda pergunta-problema relacionada à política linguística; e a terceira pergunta-problema relacionada à linguística. Os informantes da pesquisa tiveram 15 (quinze) dias para pesquisar, em diferentes fontes – artigos científicos, vídeoaulas, livros, entrevistas com nativos, entre outras fontes – as respostas a estas perguntas-problemas feitas pela pesquisadora. Os dados foram gerados por meio das devolutivas da aprendizagem, utilizando os seguintes procedimentos de geração de dados: a) questionário de autoavaliação; b) narrativas de diários de pesquisa; c) argumentação dos professores em formação inicial nos debates, em sala de aula, depois da pesquisa realizada; e d) questionário sócioeconômico com as informantes da pesquisa para compreender em que condição sócioeconômica as informantes se encontravam no momento da pesquisa. As categorias de análise foram divididas em: modificabilidade cognitiva estrutural, motivação e dialogismo, aspectos que dizem respeito ao alcance do significado na aprendizagem. Os resultados obtidos foram: 1. As professoras em formação inicial modificaram a sua estrutura cognitiva, à medida em que realizaram suas pesquisas em diferentes fontes de conhecimento, isso foi vericado por meio de seus conhecimentos iniciais e finais. 2. Em alguns momentos, as professoras em formação inicial se sentiram motivadas com a pesquisa e, em outros momentos, não, visto que isto dependeu do conteúdo da pergunta-problema apresentada e do momento que ela foi lançada (se no início ou no final da intervenção) e 3. As vozes que compuseram as narrativas dos diários de pesquisa (entrevistas com nativos, autores de obras, autores de artigos científicos, professores em vídeoaulas, entre outros) formaram um conjunto de vozes que favoreceram as informantes a atingirem sua modificabilidade cognitiva em relação ao seu conhecimento inicial. Todas estas três catergorias de análise possibilitaram a geração de um conhecimento significativo (Feuerstein et al., 2014).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1030636 - JOSE HERBERTT NEVES FLORENCIO
Interna - 1726965 - FABIELE STOCKMANS DE NARDI SOTTILI
Externa à Instituição - SUZANA FERREIRA PAULINO DOMINGOS - UFRPE
Notícia cadastrada em: 04/04/2025 20:29
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