PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Téléphone/Extension: (81) 99262-6709

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARLA JANAINA ALEXANDRE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA JANAINA ALEXANDRE DA SILVA
DATA : 20/03/2025
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE A ESCRITA EM ESPANHOL: a falha enquanto  marca da inscrição do sujeito-aluno na língua estrangeira


PALAVRAS-CHAVES:

Escrita. Espanhol. Falha. Sujeito. Língua Espanhola.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

A partir dos fundamentos teórico-metodológicos da Análise do Discurso pecheutiana, esta  pesquisa tem por objetivo compreender o lugar da falha que está presente na escrita em espanhol como língua estrangeira (E/LE) produzida por estudantes brasileiros. Através da retomada das noções teóricas de língua e de sujeito, propõe-se uma discussão sobre a falha como um elo que se estabelece na relação entre o sujeito-aluno e a língua estrangeira, evidenciando a sua inscrição histórica e ideológica nesse novo espaço de dizer. A pesquisa também envolve a análise de textos escritos pelos alunos, a partir de um  novo olhar sobre a língua estrangeira e sobre a escrita escolar. Um olhar que vai além da compreensão da outra língua como um mero instrumento de comunicação e que não concebe a falha na escrita como erro, mas como um processo discursivo que tem origem na mobilização de sentidos por parte do sujeito-aluno, sendo efeito de uma prática de escrituração. Desse modo, busca-se reformular gestos de ensino, destacando a importância da autoria e do papel do sujeito-aluno no processo de aprendizagem de E/LE, contribuindo para uma formação mais significativa e integrada.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1726965 - FABIELE STOCKMANS DE NARDI SOTTILI
Interna - 1076102 - FERNANDA CORREA SILVEIRA GALLI
Externo à Instituição - MIZAEL INACIO DO NASCIMENTO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 13/03/2025 09:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01