UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE A ESCRITA EM ESPANHOL: a falha enquanto marca da inscrição do sujeito-aluno na língua estrangeira
Escrita. Espanhol. Falha. Sujeito. Língua Espanhola.
A partir dos fundamentos teórico-metodológicos da Análise do Discurso pecheutiana, esta pesquisa tem por objetivo compreender o lugar da falha que está presente na escrita em espanhol como língua estrangeira (E/LE) produzida por estudantes brasileiros. Através da retomada das noções teóricas de língua e de sujeito, propõe-se uma discussão sobre a falha como um elo que se estabelece na relação entre o sujeito-aluno e a língua estrangeira, evidenciando a sua inscrição histórica e ideológica nesse novo espaço de dizer. A pesquisa também envolve a análise de textos escritos pelos alunos, a partir de um novo olhar sobre a língua estrangeira e sobre a escrita escolar. Um olhar que vai além da compreensão da outra língua como um mero instrumento de comunicação e que não concebe a falha na escrita como erro, mas como um processo discursivo que tem origem na mobilização de sentidos por parte do sujeito-aluno, sendo efeito de uma prática de escrituração. Desse modo, busca-se reformular gestos de ensino, destacando a importância da autoria e do papel do sujeito-aluno no processo de aprendizagem de E/LE, contribuindo para uma formação mais significativa e integrada.