PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Téléphone/Extension: (81) 99262-6709

Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO DE SOUZA MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO DE SOUZA MELO
DATA : 28/03/2025
LOCAL: Sala 201 (reunião híbrida)
TÍTULO:

Literatura e Games: processos de adaptação de obras literárias para jogos digitais a partir da peça Hamlet, de William Shakespeare


PALAVRAS-CHAVES:
Adaptação; Game studies; Hamlet; Intermidialidade; Jogos digitais.

PÁGINAS: 198
RESUMO:
O presente trabalho tem como objetivo contribuir com estudos acadêmicos em torno de procedimentos de análise de um jogo digital que tenha uma obra literária como texto-fonte, produção referenciada aqui pela expressão “game-adaptação”. Como corpus a ser utilizado no desenvolvimento da análise, selecionamos três adaptações do clássico inglês Hamlet, de William Shakespeare: Hamlet or the Last Game without MMORPG Features, Shaders and Product Placement (Denis Galanin, 2010), To Be or Not To Be (Tin Man Games, 2015) e Elsinore (Golden Glitch, 2019). A construção dos procedimentos de análise é ancorada em estudos no campo da teoria da adaptação, com destaque especial para Hutcheon (2013) e sua defesa da adaptação enquanto processo criativo, forma de recepção e obra detentora de valor próprio, Sanders (2006) e sua distinção entre adaptação e apropriação, com esta tendo um distanciamento maior do texto adaptado, e Stam (2008), com seu estudo sobre o posicionamento político e ideológico do adaptador. Compreender a game-adaptação envolve entender também o que constitui o jogo enquanto mídia e linguagem. Portanto, ressaltamos a importância das contribuições de Huizinga (2000), Caillois (1990) e Juul (2005) na definição do jogo e de seus principais elementos estruturais, como a necessidade de regras que regem o comportamento dos jogadores, e nas reflexões de Murray (2003) sobre o potencial narrativo das mídias digitais envolvendo conceitos como a agência, o prazer originado da sensação de influência exercida sobre a obra. Como método, realizamos uma análise textual (Belsey, 2013; Fernández-Vara, 2015), além de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema adaptação em jogos e um estudo comparativo entre as obras do corpus com fins de compreender suas estratégias ao adaptar o texto de Hamlet, como eles promovem discussões e agregam experiências a esse clássico e propor generalizações que possam auxiliar na compreensão da game-adaptação como artefato cultural, artístico, narrativo, literário e estético. Julgando a já constatada carência de estudos aprofundados sobre a adaptação literária em games (Stobbart, 2018; Cardozo; Mattar, 2017), esta pesquisa possivelmente contribui para a elucidação da experiência de jogar uma adaptação como um ato em que as ações exigidas pelo jogo se constroem como intertextos que comentam e refletem o material literário adaptado.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2247579 - YURI JIVAGO AMORIM CARIBE
Externa à Instituição - ANA LUIZA RAMAZZINA GUIRARDI - UNIFESP
Externa à Instituição - ANDRÉA CATRÓPA DA SILVA - UAM
Notícia cadastrada em: 25/02/2025 06:46
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