“Me desculpem, mas não deu mais”: a Avaliatividade em mensagens de adeus
Avaliatividade; Mensagens de Adeus; Linguística Sistêmico-Funcional.
Neste trabalho, analisamos 23 textos à luz do Sistema de Avaliatividade. Os textos escolhidos contêm mensagens de adeus, a saber, textos escritos por pessoas que cometeram suicídio. A partir das escolhas linguísticas dos autores, buscamos identificar elementos avaliativos que revelam o posicionamento dos autores a respeito de coisas, de pessoas e de seus últimos momentos de vida. Para essa investigação, baseamo-nos na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1985, 2002), que estabelece três Metafunções da linguagem, que são parte essencial para a instanciação e produção de significados num texto. Oriunda de uma dessas Metafunções, destacamos a Avaliatividade, sistema discursivo que analisa os tipos de atitudes que são negociados em um texto, a força dos sentimentos envolvidos e as maneiras pelas quais os valores são obtidos (MARTIN; ROSE, 2003). Compreendendo que as realizações da Avaliação demonstram os valores discutidos e aceitos no discurso, destacando as dinâmicas de poder e solidariedade presentes no contexto (MARTIN; WHITE, 2005), e que essas manifestações se refletem nas estruturas linguísticas, como qualidades, processos ou observações (VIAN, JR. 2023), nosso objetivo fundamental é investigar os principais fatores léxico-gramaticais encontrados no material selecionado, identificando as principais atitudes negociadas nos textos, o posicionamento da voz autoral em relação a outras vozes que podem surgir e a gradação das avaliações realizadas. A análise é feita, portanto, a partir da identificação e categorização de elementos avaliativos nos textos, sem deixar de considerar o meio de divulgação, o período temporal, as informações contidas nas mensagens, bem como as informações extratextuais. Os resultados desta pesquisa indicam que as manifestações avaliativas presentes nas mensagens refletem valores inerentes ao contexto em que foram produzidas. As atitudes negociadas, então, variam de acordo com os grupos temáticos (causas sentimentais, sociais e patológicas) elaborados, evidenciando fatores que demonstram que as escolhas léxico-gramaticais são influenciadas por aspectos contextuais que revelam diferentes nuances na forma de avaliar.