PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Téléphone/Extension: (81) 99262-6709

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINA DIAS LACERDA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINA DIAS LACERDA DA COSTA
DATA : 23/01/2025
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

PALABRA DE MAESTRO: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA IMAGEM DO PROFESSOR REPRESENTADA PELA FIGURA DE PEDRO CASTILLO


PALAVRAS-CHAVES:

Análise do Discurso; Pedro Castillo; professor; discurso midiático; Peru.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A presente pesquisa analisa como os meios de comunicação peruanos Perú21 e El Comercio produziram representações sobre o “ser professor”, com ênfase na figura de Pedro Castillo, ao longo da greve magistral de 2017 e de sua campanha presidencial em 2021. Para isso, recorremos ao dispositivo teórico-metodológico da Análise do Discurso Materialista (AD), com base em autores como Michel Pêcheux (1969, 1985), Eni Orlandi (1990, 2007, 2012) e Bethânia Mariani (1998), compreendendo a noção de discurso como um efeito de sentido produzido nas relações históricas e sociais entre os interlocutores. Pensamos, especificamente, em compreender as condições de produção da greve magistral de 2017, evento que posicionou Pedro Castillo como figura central na liderança do movimento docente, bem como as condições da disputa presidencial peruana de 2021, que trouxe à tona novas narrativas sobre sua trajetória. Além disso, investigamos o funcionamento das mídias tradicionais peruanas no processo de construção discursiva, examinando os modos de dizer sobre o “ser professor” tanto no contexto da greve quanto no da campanha presidencial. Nesse percurso, observou-se como Perú21 e El Comercio representaram a figura de Castillo e sua relação com a profissão docente, evidenciando regularidades discursivas e possíveis deslocamentos nos sentidos produzidos entre os dois momentos históricos. Movimentamos nessa investigação conceitos basilares para a Análise do Discurso, tais como os de formações imaginárias, interdiscurso e forma-sujeito. Deste modo, o trabalho discutiu as dinâmicas discursivas envolvidas na produção de sentidos sobre o “ser professor" e sobre a liderança de Pedro Castillo, em um contexto de disputa ideológica mediada pela atuação das grandes mídias peruanas. Tal abordagem permitiu compreender como essas representações não apenas refletem, mas também participam da construção de subjetividades, de sentidos sociais e de relações de poder, contribuindo para a compreensão do papel da mídia na produção de hegemonias discursivas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1726965 - FABIELE STOCKMANS DE NARDI SOTTILI
Interna - 1076102 - FERNANDA CORREA SILVEIRA GALLI
Notícia cadastrada em: 30/12/2024 16:41
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