PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Téléphone/Extension: (81) 99262-6709

Banca de DEFESA: ELIZABETH DE OLIVEIRA CAMELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIZABETH DE OLIVEIRA CAMELO
DATA : 17/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Centro de Artes e Comunicação
TÍTULO:

O LUGAR DO ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA



PALAVRAS-CHAVES:

Formação inicial do professor de inglês; Currículo; Ensino da produção escrita em língua inglesa; Interacionismo Sociodiscursivo. 


PÁGINAS: 218
RESUMO:

O ensino da língua inglesa tornou-se tema recorrente nos estudos linguísticos, principalmente quando se fala da formação de um sujeito social, político, tecnológico e globalizado, capaz de interagir com a sua realidade a partir da leitura, compreensão, fala e escrita da língua. Essa formação cidadã atravessa as questões do ensino e da aprendizagem das línguas estrangeiras e, tratando mais especificamente do inglês, essas questões se tornam ainda mais pertinentes, uma vez que é a língua estrangeira adotada como prioritária pelos documentos norteadores dos currículos para a Educação Básica em todo o Brasil. Nesse contexto, a temática desta tese surgiu das inquietações da pesquisadora sobre a formação inicial do professor de inglês, olhando mais detidamente para o ensino da produção escrita nesse processo formativo. Neste estudo, portanto, buscou-se verificar o lugar do ensino da produção escrita em LI na formação inicial do professor dessa língua, considerando as concepções de ensino de língua e como a metodologia de ensino dessa produção está apresentada no currículo do curso de Letras-Inglês da UFPE, assim como a forma pela qual as atividades de escrita são trazidas nas propostas de ensino dos futuros professores. Para a análise e discussão dos dados, utilizamos como base a concepção interacional de língua, trazida pelo Círculo de Bakhtin (2006, 2010, 2018), a qual propõe um olhar discursivo e dialógico sobre a linguagem. Também concorrem para essa abordagem interacionista dos estudos sobre o ensino de línguas, as discussões propostas pelo Interacionismo Sociodiscursivo, o qual defende uma relação mais significativa entre linguagem, desenvolvimento e contextos socioculturais. Foi adotado o método qualitativo de análise, descrição e interpretação dos dados, utilizando-se da pesquisa documental, especificamente, do questionário e da entrevista semiestruturada para a coleta e composição do corpus. Nesse conjunto de ideias, entendemos que a formação teórico-metodológica do licenciando deve orientar e dar subsídiospara suas práticas em sala de aula, principalmente no trabalho com a produção de textos escritos. Os resultados mostram que o currículo analisado apresenta um espaço considerável para o ensino da produção escrita em LI, porém o caminho traçado até a elaboração e implementação das propostas didáticas dos futuros professores apresenta lacunas que reverberam na proposição de atividades de escrita significativa e de viés sociodiscursivo. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1651569 - SIANE GOIS CAVALCANTI RODRIGUES
Interno - 2991976 - RICARDO RIOS BARRETO FILHO
Interna - 1877060 - ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA
Externo à Instituição - DIEGO JOSE ALVES ALEXANDRE - UFRN
Externa à Instituição - HERICA KARINA CAVALCANTI DE LIMA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 19/11/2024 11:56
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