O LUGAR DO ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
Formação inicial do professor de inglês; Currículo; Ensino da produção escrita em língua inglesa; Interacionismo Sociodiscursivo.
O ensino da língua inglesa tornou-se tema recorrente nos estudos linguísticos, principalmente quando se fala da formação de um sujeito social, político, tecnológico e globalizado, capaz de interagir com a sua realidade a partir da leitura, compreensão, fala e escrita da língua. Essa formação cidadã atravessa as questões do ensino e da aprendizagem das línguas estrangeiras e, tratando mais especificamente do inglês, essas questões se tornam ainda mais pertinentes, uma vez que é a língua estrangeira adotada como prioritária pelos documentos norteadores dos currículos para a Educação Básica em todo o Brasil. Nesse contexto, a temática desta tese surgiu das inquietações da pesquisadora sobre a formação inicial do professor de inglês, olhando mais detidamente para o ensino da produção escrita nesse processo formativo. Neste estudo, portanto, buscou-se verificar o lugar do ensino da produção escrita em LI na formação inicial do professor dessa língua, considerando as concepções de ensino de língua e como a metodologia de ensino dessa produção está apresentada no currículo do curso de Letras-Inglês da UFPE, assim como a forma pela qual as atividades de escrita são trazidas nas propostas de ensino dos futuros professores. Para a análise e discussão dos dados, utilizamos como base a concepção interacional de língua, trazida pelo Círculo de Bakhtin (2006, 2010, 2018), a qual propõe um olhar discursivo e dialógico sobre a linguagem. Também concorrem para essa abordagem interacionista dos estudos sobre o ensino de línguas, as discussões propostas pelo Interacionismo Sociodiscursivo, o qual defende uma relação mais significativa entre linguagem, desenvolvimento e contextos socioculturais. Foi adotado o método qualitativo de análise, descrição e interpretação dos dados, utilizando-se da pesquisa documental, especificamente, do questionário e da entrevista semiestruturada para a coleta e composição do corpus. Nesse conjunto de ideias, entendemos que a formação teórico-metodológica do licenciando deve orientar e dar subsídiospara suas práticas em sala de aula, principalmente no trabalho com a produção de textos escritos. Os resultados mostram que o currículo analisado apresenta um espaço considerável para o ensino da produção escrita em LI, porém o caminho traçado até a elaboração e implementação das propostas didáticas dos futuros professores apresenta lacunas que reverberam na proposição de atividades de escrita significativa e de viés sociodiscursivo.