A crítica como exercício: re-percursos na matéria-canção do artista Nuno Ramos
Nuno Ramos. Crítica. Canção brasileira. Arte brasileira.
A crítica como exercício é um procedimento crítico e criativo que nasce a partir do contato com a poética do artista Nuno Ramos (São Paulo/SP, 1960), sobretudo ao refletirmos sobre o uso de canções brasileiras em obras plásticas, visuais, filmes, vídeos e textos literários, que o artista toma como matéria para compor esses trabalhos. Estão lado a lado, materiais como breu, vaselina e vidro atravessados por canções, vozes, letras de música e artistas da música popular brasileira. A matéria-canção é esse corpo poético formado de outras poéticas, como as de Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Romulo Fróes e Clima, ou seja, artistas da música com quem Nuno Ramos dialoga, seja de forma crítica, re-percursando a trajetória dessas obras, ou criando composições que serão lançadas em discos por outros artistas, mas que de alguma forma, também estão impregnados dessas poéticas. Para esta tese, ou seja, para a crítica como exercício, esse movimento de criação e crítica, a partir da noção de matéria-canção, não guarda fronteira, portanto, o exercício é comparar obras e linguagens distintas, artistas e percursos críticos e criativos também distintos, para fazer desse exercício uma possibilidade de reflexão sobre obras de arte e poéticas que não se deixam fixar numa única categoria.