PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Téléphone/Extension: (81) 99262-6709

Banca de DEFESA: ELYMAR TARGINO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELYMAR TARGINO DA SILVA
DATA : 26/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet (online)
TÍTULO:

O TRATAMENTO DIDÁTICO DA COMPETÊNCIA 07 DA ÁREA DE LINGUAGENS NO PNLD 2021: O QUE PROPÕE A OBRA “+ AÇÃO NA ESCOLA E NA COMUNIDADE”



PALAVRAS-CHAVES:

BNCC. Novo Ensino Médio. Práticas de Linguagem em Amibiente Digital. Livro Didático.

 

 



PÁGINAS: 180
RESUMO:

Esta investigação de mestrado, no campo da Linguística Aplicada, tem como objeto de estudo o tratamento didático da Competência específica 07 da área de Linguagens e suas tecnologias na obra “+ Ação na Escola e na Comunidade: projetos integradores”. No formato de volume único, a obra publicada pela editora FTD foi inscrita como Objeto 1 do PNLD 2021 e adotada nas três escolas públicas de Ensino Médio de Aliança (PE). Como objetivo, buscamos analisar, no campo teórico-metodológico da Linguística Aplicada, a configuração de dois Projetos integradores desse livro e como relacionam-se com a Competência específica 07 da área de Linguagens e suas Tecnologias, da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e suas 04 habilidades. A escolha de apenas tal competência específica para análise é justificada, pois essa competência específica diz respeito às práticas de linguagem em ambiente digital. Como o avanço tecnológico na comunicação e informação é cada vez mais constante, a presença das práticas de leitura nos ambientes digitais faz-se presente em todo o cotidiano social, assim como no contexto escolar, Além disso, no estudo, buscamos investigar se as propostas de desenvolvimento dos projetos trazem uma alternativa para as fragilidades das escolas em relação aos dispositivos digitais. Com a implementação da BNCC (2018) e a Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017), temos um novo modelo nessa fase do ensino básico, mudança que também alcança a elaboração dos livros didáticos. Agora temos livros organizados por áreas do conhecimento determinados no edital do PNLD (2021), que prescreve que as obras didáticas por áreas (Objeto 1) apresentem projetos integradores, sendo a relação deles com as práticas de linguagem em ambiente digital, foco de objeto de análise dessa dissertação. Nosso estudo se insere em discussões teóricas a respeito de livro didático e livro didático de língua portuguesa com os estudos de Batista (2001, 2003), Jurado (2003), Bunzen (2001, 2005, 2009), Bunzen e Rojo (2008), Rojo e Batista (2008) Cassiano (2007) Rangel (2020). Essa investigação implica em descrever as atividades e as ações que o Manual do Professor indica explicitamente a Competência 07 e suas respectivas habilidades, assim como aprofundar a discussão acerca de suas potencialidades e fragilidade. A partir da análise, é possível constatar, que a habilidade (EM13LGG702) é a que mais pode ser desenvolvida nas atividades de ambos os projetos, já as outras três habilidades também são desenvolvidas, no entanto, condicionadas a presença de um dispositivo digital na atividade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1752732 - CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
Externa ao Programa - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO - UFPEExterna à Instituição - PALOMA PEREIRA BORBA PEDROSA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 25/07/2024 13:06
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