A ABORDAGEM DO MEME NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA APROVADO NO PNLD-2021
Memes; Letramentos; Análise Crítica do Discurso; Gramática do
Design Visual; Pedagogia dos Letramentos.
Seja por meio do modo linguístico, imagético, sonoro, corporal, ou pelas combinações
de todos estes recursos semióticos, dada a configuração da sociedade atual, a produção
de sentidos é realizada a partir da fusão de diversos modos de significação, tal como o
gênero do discurso meme, que por meio da junção da imagem, do linguístico, das cores,
retextualiza os fatos sociais do cotidiano. Partindo desse pressuposto, esta investigação
de mestrado tem como objeto de estudo o meme no livro didático da área de Linguagens
aprovados no PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático -2021). Como
objetivo, buscamos analisar, no campo teórico-metodológico da Linguística Aplicada,
de acordo com os aparatos teóricos que norteiam este trabalho e com as prescrições da
Base Nacional Comum Curricular, a maneira como o meme tem sido pedagogizado, ou
seja, quais semioses são destacadas como objeto de análise, qual pedagogia dos
letramentos predomina nas atividades didáticas e qual metalinguagem é (ou não)
utilizada em cada uma delas. Com a publicação da BNCC (2018) e a Reforma do
Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017), a prática de ensino e aprendizagem desta
modalidade passa a ser pautada no desenvolvimento de habilidades e competências.
Dentre as Competências Específicas, é de interesse deste trabalho a Competência 01 e
07, pois prescrevem o estudo do texto a partir do prisma da multimodalidade, assim
como a Competência 02, que tem por finalidade trabalhar os aspectos socioideológicos
do texto. Este trabalho utilizou como aporte teórico as reflexões de Street (1984); Cope,
Kalantzis & Pinheiro (2023); Gee (1996) e Rojo (2019) em relação aos estudos dos
letramentos. Bem como, os conceitos de Bunzen (2011) sobre Livro Didático. No
campo da Análise Crítica do Discurso, foram utilizados os conceitos de Norma
Fairclough (2001). E, no tocante à multimodalidade, serviram como guia para este
trabalho os principais preceitos da Gramática do Design Visual de Kress e Van
Leewueen (2006). Este trabalho não deslegitima o livro didático, mas procura entendê-
lo como está, e o que se pode ser feito para adequá-los às necessidades dos atores
sociais.