DIDÁTICA DA HISTÓRIA E HISTÓRIA PÚBLICA EM UM PODCAST: NARRATIVAS SOBRE A DITADURA MILITAR NO HISTÓRIA FM
Didática da História; História Pública; Ditadura Militar; Podcast, História.
A internet criou diversos espaços para produção de conteúdos e devido a facilidade de acesso e produção de informações, temos diariamente uma enorme quantidade de dados publicados e acessados por todos os setores da sociedade. Isso significa que os historiadores ganharam novos ambientes para desenvolverem conteúdos sobre temas que pesquisam, mas também que existem pessoas que criam materiais que atacam a História e descredibilizam os historiadores. Desse modo, compreender que os sujeitos não aprendem História apenas nos ambientes tradicionais de ensino (Rusen, 2006), é entender que a consciência histórica está em constante atualização e reformulação conforme novas informações são consumidas e transformadas em conhecimento, que orienta a vida prática das pessoas. A Ditadura Militar (1964-1985) é um dos principais alvos dos negacionistas no Brasil, por isso, materiais como os produzidos pelo historiador Icles Rodrigues no podcast História FM, em seus episódios sobre o regime, são uma forma de bater de frente com discursos que negam que houve uma ditadura. A partir disso, entendemos o História FM como uma ferramenta de aprendizagem histórica voltada para um amplo público, assim, recorremos à História Pública e a Didática da História para problematizar o corpus do trabalho, que é composto por quatro episódios do podcast que falam sobre a ditadura, e construir uma análise teórica que verifica as narrativas históricas apresentadas no programa.