"DIFUSIONISMO EUROCÊNTRICO E ORIENTALIZAÇÃO NEGATIVA: HISTÓRIA DE ÁRABES E MUÇULMANOS NO PNLD 2020-2023"
Eurocentrismo no Ensino de História; Orientalismo em Livros Didáticos; História Global de Árabes e Muçulmanos.
Esta pesquisa visa responder como as estruturas narrativas eurocêntricas são articuladas na inserção da história de árabes e muçulmanos em cinco coleções de manuais do professor do PNLD 2020-2023, primeiro completamente elaborado após a aprovação e conforme as orientações da BNCC de 2017. Articulou-se uma análise de conteúdo e de argumentos na elaboração de um corpus de ocorrências nos 20 livros, analisados utilizando-se das categorias de análise de difusionismo eurocêntrico e orientalização negativa. Ao mesmo tempo em que a história dos árabes e muçulmanos, bem como da história asiática de forma mais ampla, ficaram deslocados das disputas entre ‘história local’ e ‘história geral’ em um jogo marcado pela imposição de reformas curriculares baseadas em competências e as pautas do mundo globalizado, tais componentes curriculares são fundamentais pela perspectiva da História Global para a superação do eurocentrismo em História, ao questionar elementos fundantes do mito do excepcionalismo europeu e, evidenciar a necessidade de desnaturalização de conceitos reproduzidos e impostos ao ensino, com projetos político-ideológicos que delegam ao Brasil posição subalterna.