DIDÁTICA DA HISTÓRIA E VIDA PRÁTICA:
PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA MODERNIDADE TARDIA
didática da história. ensino de história. modernidade tardia. presentismo.
O presente trabalho aborda as transformações na relação dos indivíduos com a temporalidade no contexto contemporâneo, marcado pela hiperaceleração social, política e econômica. Ancorando-se em referenciais teóricos como François Hartog, Jörn Rüsen, Reinhart Koselleck, entre outros, a pesquisa investiga as implicações da crise da experiência temporal para o ensino de História e a formação da consciência histórica. A metodologia combina análise teórica com uma revisão aprofundada de literatura, explorando as contribuições da Didática da História enquanto campo teórico-pedagógico. A pesquisa foca em como a narrativa histórica, estruturada a partir dos conceitos de consciência histórica, evidência, empatia e significância, pode contribuir para a História exercer sua função enquanto ciência orientadora em tempos de fragmentação temporal e desafios à democracia. Os resultados destacam a capacidade e potencialidade da Didática da História resistir aos reveses sofridos pelas ciências humanas, apontando-a como um paradigma capaz de responder às carências de orientação temporal dos indivíduos. Ao propor estratégias de ensino que alinhem o aprendizado histórico às vivências práticas dos alunos, a Didática da História reafirma a relevância do pensamento histórico como ferramenta crítica e reflexiva para compreender o passado, interpretar o presente e projetar futuros possíveis. Ao promover uma abordagem multiperspectivada e inclusiva, o trabalho demonstra como a Didática da História pode atuar como um agente transformador, garantindo que a disciplina História continue a contribuir significativamente para o entendimento e a ação no mundo contemporâneo.