ENTRE O BACHARELISMO E A PANFLETAGEM POLÍTICA:
trajetórias dos bacharéis pernambucanos no Curso Jurídico de Olinda (1828-1835)
Curso Jurídico de Olinda; Dinâmica Política; História Social do Século XIX; Formação do Estado
Este trabalho possui como objetivo observar o papel dos professores na dinâmica rotineira do Curso Jurídico de Olinda, as trajetórias iniciais dos estudantes nascidos em Pernambuco formados nas primeiras turmas, além da relação entre ambos no processo de estabelecimento da instituição jurídica entre os anos de 1827 e 1835. Dentro dessa proposta, observamos novos aspectos na ação política, analisando o funcionamento e impacto do Curso Jurídico de Olinda no funcionalismo monárquico, os vínculos que foram estabelecidos entre os estudantes, as malhas de poder e as redes construídas, em uma perspectiva voltada à história social do século XIX no Brasil. A tentativa de traçar alguns dos interesses pessoais dessas elites e os seus agrupamentos de parentesco, possibilita estudar quantitativamente e qualitativamente como esses comportamentos foram moldados nesse contexto. Uma nova abordagem sobre essa temática nos permite traçar as dinâmicas e os contatos estabelecidos por esses estudantes, bem como seus primeiros passos nos espaços de poder, além do papel do curso jurídico para a formação do Estado e sua relação com diversos segmentos que fizeram parte do cotidiano monárquico.