Imagens da festa: Ensino de História e itinerários iconográficos a partir do Paço do Frevo
Ensino de História, Fotografias, Museu, Frevo, Itinerários Iconográficos
Dentro do museu, entre fotografias, pessoas, objetos e identidades, é possível aprender história? Partindo do princípio que a imagem pode e deve contribuir para a aprendizagem histórica (BITTENCOURT, 2008), levamos algumas indagações para dentro de um museu e colocamos em perspectiva algumas possibilidades acerca de como seria a construção de uma proposta de itinerário iconográfico para o ensino de história a partir de um conjunto expográfico, bem como as temáticas possíveis de se trabalhar, baseadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no currículo de Pernambuco. Podemos interrogar as fotografias, assim como os documentos históricos necessitam de contextualização, e, conforme Burke (2004), as imagens, os textos e os testemunhos orais constituem uma forma importante de evidência histórica, por registrarem atos de testemunha ocular. Estas evidências expressas nas fotografias da exposição “O Ciclo do Carnaval” compõem nosso objeto de análise, instrumentalizados numa proposta que será uma alternativa complementar às mediações realizadas, aproximando o ensino de História no museu a partir do conjunto expográfico disponível no Paço do Frevo, centro de referência em salvaguarda e difusão da memória viva deste patrimônio imaterial da humanidade, o Frevo.