A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA E REPRESENTAÇÕES DO MUNICÍPIO DE CARUARU-PE A PARTIR DE PRODUÇÕES MUSICAIS
Caruaru; músicas; representações; imaginário;
Este estudo examina como a música ajudou a construir a identidade cultural da cidade de Caruaru, Pernambuco. Localizada no agreste pernambucano, a cidade é reconhecida por vários apelidos, como "Capital do Agreste" e "Cidade Princesa", cada um refletindo aspectos diferentes de sua história e cultura. Essas denominações contribuem para o imaginário coletivo que molda a percepção pública de Caruaru. Desde a década de 1950, Caruaru se tornou tema de diversas composições musicais, que narram sua história e características distintivas, consolidando representações sociais da cidade. A pesquisa, que abrange de 1950 a 1980, destaca eventos como o centenário da cidade em 1957 e o álbum "O Corte do Bolo" do Trio Nordestino, lançado em 1980, que fortaleceu o título de "Capital do Forró". Utilizando conceitos de Roger Chartier, Gilbert Durand e Michel Foucault, o estudo investiga como a música funcionou como um veículo de identidade cultural e coesão social em Caruaru. O papel da radiodifusão local entre as décadas de 1950 e 1960 também é analisado, mostrando como as rádios ajudaram a disseminar a imagem de Caruaru além dos limites municipais. O primeiro capítulo discute teoricamente as representações e o poder no contexto de Caruaru, enquanto o segundo capítulo explora o impacto das rádios na construção da imagem da cidade. O terceiro capítulo planeja uma análise detalhada de cerca de 30 composições sobre Caruaru, além de discutir a importância do baião e de Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião", na formação da identidade cultural da cidade. Este estudo contribui para a historiografia cultural ao demonstrar como a música molda e reflete a realidade social, oferecendo uma nova perspectiva sobre a construção de identidades urbanas.