Projeto e Construção de Planta Virtual em Ambiente 3D da Unidade Piloto a Frio Tipo FCC para Comparação e Validação de Parâmetros Fluidodinâmicos com Tomografia Gama
Riser, FCC, CFD, bifásico, SolidWorks
A capacidade de simulação em um ambiente de computação técnica e a conexão com o sistema CAD é uma ferramenta poderosa para estudar a estrutura de fluidos (Nobuyoshi Yamacka, et al., 2012). Apresentando a simulação de fluxo do SolidWorks como uma nova classe de CFD software que é totalmente incorporado no ambiente de projeto mecânico (Ivanov, AV., et al., 2013) foca na metodologia de validação.
A unidade piloto de a frio (UPF) tem o riser de 6,7 m de altura e 0,092 m de diâmetro e coluna de retorno do mesmo tamanho conectada pelo vaso de separação no topo, está em operação. A geometria da unidade piloto a frio foi projetada para o fluxo de duas fases circulante e construída a partir de material transparente acrílico. Três seções de teste são instaladas ao longo do riser para monitorar e avaliar as condições operacionais do processador pelas medidas de pressão e transmissão gama.
A unidade piloto a frio virtual (UPFV), foi criada pelo software SolidWorks para a simulação de fluxo, acessando CFD - capacidade de análise dinâmica de fluidos computacional, gerando dados do fluxo bifásico em toda a piloto virtual. Com os valores simulados dos parâmetros obtidos, foram comparados com os valores experimentais da UPF física, para avaliação e validação dos dados simulados na UPF virtual.