PRODUÇÕES DE SENTIDO DE ADOLESCENTES BRANCAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL EM RECIFE SOBRE BRANQUITUDE
Branquitude. Racismo. Adolescência. Educação Básica. Produção de Sentido.
A educação brasileira, de acordo com a lei 10639/03 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), determina o ensino de cultura afro-brasileira nas escolas aliado à educação étnico-racial e definem as aprendizagens, competências e habilidades que devem ser trabalhadas no ensino básico, respectivamente. A BNCC preconiza a formação de cidadãos que atuem no sentido de diminuir as desigualdades do país. Essa ação, de acordo com a Psicologia Histórico-cultural, está relacionada com um processo cognitivo denominado produção de sentidos que se dá na interação do indivíduo com o meio que o circunda. Nessa interação social, um grupo é privilegiado em detrimento de outros grupos: as pessoas brancas gozam de privilégios não acessados por pessoas negras. O grupo privilegiado se favorece de um sistema de manutenção de privilégio criado por ele próprio: a branquitude. Nas interações com os elementos culturais marcados pelo racismo os indivíduos produzem sentido sobre a cultura, modificando-a ou perpetuando-a. A presente pesquisa busca investigar os sentidos produzidos por adolescentes brancas do ensino médio de uma escola estadual a respeito de questões raciais.