CORRELATOS DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E DO COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO EM ADOLESCENTES: Uma análise a partir da teoria bioecológica de Bronfenbrenner
desenvolvimento humano; análise de redes; PeNSE; processos proximais;
Introdução: Baixos níveis de atividade física (AF) e elevados de comportamentos sedentário (CS) representam um desafio global de saúde pública, impactando a saúde física, mental e aumentando o risco de doenças crônicas não transmissíveis. No Brasil, dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) mostram que mais de 70% dos adolescentes são insuficientemente ativos, enquanto mais da metade permanece em comportamentos sedentários superiores a duas horas diárias, com variações conforme fatores sociodemográficos, comportamentais e ambientais. A compreensão desse fenômeno exige uma abordagem integradora, capaz de considerar a complexidade do desenvolvimento humano e a interação entre fatores biológicos, cognitivos, emocionais e sociais. O modelo bioecológico de Urie Bronfenbrenner, especialmente seu método PPCT (Processo-Pessoa-Contexto-Tempo), fornece uma estrutura teórico-metodológica para analisar o desenvolvimento humano a partir da interação entre o indivíduo e seu ambiente ao longo do tempo. Este modelo permite identificar como características pessoais, processos proximais, contextos imediatos e exposições temporais influenciam os hábitos de AF e comportamentos sedentários. Métodos: O presente estudo possui dois subestudos. O primeiro consiste em uma revisão de escopo, conduzida com estratégia PCC (População, Conceito, Contexto) em bases como PubMed, Scopus, SPORTDiscus, Web of Science e Scielo, para mapear estudos que utilizaram o método PPCT na análise de comportamentos ativos e sedentários em crianças e adolescentes. O segundo sub-estudo trata da análise de dados secundários da primeira e da última edição da PeNSE (2009 e 2019), por meio de abordagem epidemiológica transversal. Serão realizadas análises descritivas e análises de rede para compreender a complexidade e a interação dos fatores biopsicossociais associados aos comportamentos estudados. Resultados esperados: Espera-se identificar padrões multivariados que expliquem a variabilidade nos comportamentos de movimento dos adolescentes brasileiros, contribuindo para a compreensão dos determinantes individuais e contextuais desses comportamentos. Os resultados têm potencial de subsidiar intervenções em saúde pública e políticas educacionais voltadas à promoção da AF e à redução do sedentarismo em escolares, considerando a complexidade dos fatores que influenciam esses comportamentos.