ATIVIDADE FISICA, COMPORTAMENTO ADAPTATIVO E DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM DEFICIENCIA INTELECTUAL.
Deficiência intelectual, habilidade adaptativa, exercício físico e desempenho acadêmico.
O desempenho escolar de estudantes com deficiência intelectual (DI) pode ser afetado por limitações cognitivas e nas habilidades adaptativas. Nesse contexto, a prática de atividade física (AF) tem sido estudada como uma estratégia importante para o desenvolvimento global desse público, podendo afetar os aspectos físicos, cognitivos, sociais e psicoemocionais. Este estudo objetivou investigar a relação entre a prática de AF, o comportamento adaptativo (CA) e o desempenho escolar (DE) de estudantes com DI, além de propor instrumentos avaliativos adequados. A pesquisa foi composta por três estudos complementares, onde o primeiro investigou a confiabilidade de um questionário para mensurar o nível de atividade física (QNAF) em pessoas com transtorno do neurodesenvolvimento. Os achados indicam boa consistência interna (α de Cronbach > 0,90 em várias atividades) e boa estabilidade teste-reteste (ICC > 0,75) para os itens de natação, caminhada e educação física escolar. O segundo estudo realizou a validação de conteúdo do questionário de desempenho escolar (QDE), com a participação de professores da rede pública. A maioria dos itens apresentou escores satisfatórios de validade de conteúdo (IVC ≥ 0,78) e estrutura fatorial adequada, apesar de alguns elementos vinculados à matemática precisarem de ajustes. E o terceiro, de abordagem correlacional, avaliou estudantes diagnosticados com DI e identificou correlações significativas entre o comportamento adaptativo (especialmente no ambiente escolar) e o desempenho escolar, mesmo tendo controle de variáveis sociodemográficas. Embora a AF não tenha uma correlação significativa com o DE, o baixo nível de atividade física (86,7% não atingiu a recomendação) pode ter limitado a detecção de efeitos. Concluindo que o uso dos questionários (QNAF e QDE) são satisfatórios para esse público, e que o CA é relevante para o DE, ademais, reforça-se a importância de práticas motoras e educacionais para o desenvolvimento de estudantes com DI.