Exercício; Ansiedade; Estresse; Depressão; Crianças
A prática regular de atividade física é fundamental para a melhora e manutenção da saúde física e mental, pois proporciona benefícios físicos, mentais e sociais, especialmente nas crianças. Nessa fase as atividades recreativas constituem uma boa estratégia para estimular a prática da atividade física, por serem atividades mais atrativas e divertidas, proporcionando uma maior adesão das crianças e permanência em programas de atvidade física e ou exercícios. Assim, este estudo justifica-se pela busca de respostas acerca dos reais benefícios promovido por uma intervenção baseada em atividade física, uma vez que revisões sistemáticas tem apontado para a necessidade de realizar estudos de intervenção com crianças, diferentes tipos de atividades físicas, intensidades e verificar diferença dos efeitos por gênero. Assim, este estudo tem como objetivo analisar os efeitos de uma intervenção baseada em atividades recreativas nos sintomas de ansiedade, estresse e depressão de crianças de 08 a 12 anos de idade de uma escola pública. Foram avaliadas 96 crianças com média e desvio padrão na idade de 9,82 ± 0,9, divididas em 3 grupos experimentais (GE) e 1 controle(GC). O GC teve maior frequência de insuficiente ativo 88,9% (p=0,005), tendência a ansiedade 51,9% (p=0,001), sintomas de depressão 37% (p=0,025) e sintomas de estresse 37% (p=0,001) comparado aos demais grupos. Já nos resultados pré e pós-intervenção observou-se uma diferença estatística na variável estresse, tendo o GC aumentado os sintomas (p=0,007), nas demais variáveis não houve diferença estatísticas. Observando o tamanho da intervenção o grupo esporte e recreação tiveram grande efeito na ansiedade (d-Cohen = 23,508 e 29,287). Diante os resultados, concluí-se que os diferentes tipos de atividades recreativas e gêneros apresentaram efeitos benefícos distintos sobre as variáveis psicológicas e reafirma que implementar programas de atividade física pode promover seu bem-estar psicológico e físico.