Banca de DEFESA: GLEYCE KELLY BATISTA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLEYCE KELLY BATISTA DE SOUZA
DATA : 23/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala remota PPGEF
TÍTULO:

ASSOCIAÇÃO ENTRE COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO E GASTOS PÚBLICOS COM DOENÇAS CRÔNICAS EM INDIVÍDUOS ADULTOS E IDOSOS NÃO INSTITUCIONALIZADOS: Uma revisão sistemática.


PALAVRAS-CHAVES:

Comportamento sedentário. Gasto público com saúde. Doença crônica.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Doenças Crônicas não Transmissíveis - DCNT’s são consideradas um importante problema saúde pública. O Comportamento Sedentário está associado ao aparecimento de doenças crônicas como diabetes, doenças cardiometabólicas, doenças mentais e ao risco aumentado de adoecimento e morte. Embora a literatura aponte que o CS está associado ao desenvolvimento e agravamento de doenças, e que pessoas com maior exposição ao CS demandam maiores gastos em saúde, a relação entre o CS e esses gastos ainda não é tão clara. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi sintetizar as evidências a respeito da associação entre CS e gastos públicos com DCNT’S em adultos e idosos não institucionalizados. O estudo incluiu estudos observacionais, experimentais, quase-experimentais e avaliações econômicas. Após identificar os estudos, dois revisores coletaram os dados em uma planilha. Um terceiro revisor analisou os dados extraídos e os fundiu. O formulário contém informações sobre: autores, ano de publicação, população, tipo do estudo, local do estudo, principais resultados, custo da intervenção. Foi construído o acrônimo PIOS e os termos de busca relacionados ao CS foram combinados com termos relacionados ao tipo de estudo, também foram incluídos os bancos de dados bibliográficos: The Cochrane Library, National Library of Medicine e SportDiscus. Os resultados serão apresentados por meio de dois artigos, o primeiro foi elaborado um protocolo no formato de artigo e submetido a uma revista. O segundo artigo apresentou sistematicamente os resultados encontrados nas buscas. Foram encontrados de 952 artigos, sendo 6 na PUBMED, 941 na Cochrane e cinco na SportDiscus. Após a remoção das duplicatas (94), restaram um total de 847 artigos. Destes, 45 se enquadravam nos critérios para a leitura por títulos e resumos, e ao fazer essas leituras foram excluídos 16 artigos e 29 foram selecionados para a leitura completa. Dos 29 artigos lidos na íntegra, 19 foram incluídos para análise completa, mas apenas cinco foram incluídos no artigo. Os artigos incluídos foram classificados quanto a qualidade de evidência. O presente estudo mostrou que indivíduos que passam maior tempo expostos a CS, desenvolvem mais DCNT como Diabetes, Doenças Cardiovasculares e alguns Cânceres e consequentemente provocam mais gastos em saúde. Os achados deste estudo podem constituir-se como uma importante ferramenta de formulação de políticas informadas por evidências, as quais podem apoiar processos de tomada de decisão de legisladores, formuladores e executores de políticas pública.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - FLAVIA MORI SARTI - USP
Presidente - 2938618 - FLAVIO RENATO BARROS DA GUARDA
Interno - 1730894 - VILDE GOMES DE MENEZES
Notícia cadastrada em: 18/09/2024 17:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04