ASSOCIAÇÃO ENTRE O MODELO SOCIAL ECOLÓGICO E A COMPETÊNCIA MOTORA EM ADOLESCENTES DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE.
Adolescência. Proficiência Motora. Atividade Física. Habilidades Motoras.
A Competência Motora (CM) é considerada um importante agente para um estilo de vida ativo de saudável desde a infância ao longo da vida, prevenindo fatores de doenças crônicas e promovendo o bem-estar físico e mental. Baseado em modelos ecológicos de saúde, o presente estudo analisa os determinantes da CM em diferentes estratos a partir do Modelo Social Ecológico, identificando barreiras e facilitadores para o desenvolvimento da CM em adolescentes da Região Metropolitana do Recife. O presente estudo se caracteriza como um estudo epidemiológico com foco na Região Metropolitana do Recife, e de base escolar. A população da pesquisa se dará por estudantes do ensino médio matriculados na rede pública de ensino do estado de Pernambuco. As informações para o Modelo Social Ecológico serão obtidas a partir do questionário “Global School-based Student Health Survey” (GSHS) traduzido e adaptado para este estudo, e medidas objetivas para a CM a partir do Motor Competence Assesment (MCA), como também medidas antropométricas. Destaca-se a importância de promover a CM desde a infância, possibilitando que crianças e adolescentes desenvolvam a CM, o que pode influenciar positivamente seus níveis de atividade física ao longo da vida. Ao compreender os fatores que impactam a CM, será possível implementar estratégias eficazes para incentivar um estilo de vida ativo e saudável na população jovem, contribuindo para a prevenção da obesidade e doenças relacionadas