INTEGRACAO DE ESTRATEGIAS FISIOTERAPEUTICAS MULTIDIMENSIONAIS NO TRATAMENTO DA SARCOPENIA RESPIRATORIA E UREMICA EM PACIENTES COM DOENCA RENAL CRONICA NO ESTAGIO PRE DIALITICO: Ensaio Clinico Randomizado
Palavras-chave: doença renal crônica; sarcopenia, síndrome da fragilidade; exercício de resistência; força muscular respiratória; treinamento muscular inspiratório.
INTRODUÇÃO: A sarcopenia urêmica é caracterizada pela redução progressiva da massa muscular, da força e da função, apesar da fisiologia normal do músculo esquelética em pacientes com doença renal crônica (DRC), e tem origem multifatorial. Não há consenso sobre a abordagem terapêutica mais eficiente para pacientes com DRC em estágio pré-dialítico, especialmente quanto ao tratamento das disfunções musculares. Esses pacientes apresentam redução da força e massa muscular, o que impacta diretamente sua capacidade funcional e qualidade de vida. OBJETIVO: Avaliar a eficácia de estratégias fisioterapêuticas multidimensionais no tratamento da sarcopenia respiratória e urêmica sobre a força muscular periférica e respiratória, função pulmonar, mobilidade funcional e composição corporal em pacientes com DRC no estágio pré-dialítico. MÉTODOS: Trata-se de um ensaio clínico randomizado duplo-cego, controlado e com sigilo de alocação. A pesquisa será conduzida em conformidade com as normas estabelecidas pelo Consolidated Standards of Reporting Trials (CONSORT), e desenvolvido com indivíduos com DRC em estágio pré-dialítico (3 e 4), idade entre 30 e 70 anos, de ambos os sexos residentes na região metropolitana de Recife-Pernambuco. A amostra será composta por indivíduos diagnosticados com a DRC, e em acompanhamento ambulatorial, e que serão randomizados para o Grupo TMI + Treino muscular periférico e Grupo Sham TMI + Treino muscular periférico. O protocolo de TMI será desenvolvido em domicílio e realizado diariamente (5 vezes por semana), enquanto o treino muscular periférico será realizado na clínica escola de Fisioterapia, 3 vezes por semana (dias alternados) durante 8 semanas. Os indivíduos serão avaliados no início e ao final do estudo quanto: a força muscular inspiratória e expiratória serão mensuradas por meio das pressões respiratórias máximas (manovacuometria e PowerBreathe KH2); força muscular do quadríceps femoral; de preensão manual dominante será mensurada por meio da dinamometria; a espessura e ecogenicidade do músculo quadríceps e espessura do músculo diafragma serão mensurados por meio da ultrassonografia de alta definição; avaliação da função pulmonar por meio da espirometria; a mobilidade e o equilíbrio estático e dinâmico serão realizadas por meio do teste Timed Up and Go (TUG); e sua composição corporal pela análise de bioimpedância elétrica, circunferência da perna, risco de sarcopenia (Sarcopenia Frailty Instrument - SARC F) e a fragilidade. RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS: Os resultados do estudo fornecerão evidências sobre a eficácia da associação entre o treino combinado nos pacientes com DRC. Tem relevância na prática clínica, pois pretende intervir de forma multidimensional com um protocolo de exercício programado e individualizado.