Banca de QUALIFICAÇÃO: JOYCE PEREIRA DA SILVA SOUTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOYCE PEREIRA DA SILVA SOUTO
DATA : 26/02/2025
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

Eficácia da fisioterapia aquática e massagem perineal, em mulheres com dor pélvica crônica associada à endometriose, comparada com o tratamento médico convencional: ensaio clínico controlado e randomizado.


PALAVRAS-CHAVES:

Terapia por Exercício, Disfunção do Assoalho Pélvico, Reabilitação Física, Dor Crônica. 


PÁGINAS: 103
RESUMO:

A endometriose é uma condição ginecológica crônica frequentemente associada à dor pélvica, impactando significativamente a qualidade de vida das mulheres acometidas. A fisioterapia aquática e a massagem perineal, são propostas como estratégias complementares para o manejo da dor, por isso, o presente estudo tem como objetivo analisar a eficácia da fisioterapia aquática e da massagem perineal em mulheres com dor pélvica associada à endometriose, comparando-a com o tratamento médico convencional. Trata-se de um ensaio clínico controlado e randomizado, no qual as participantes serão distribuídas aleatoriamente em dois grupos: grupo experimental, submetido à fisioterapia aquática e massagem perineal, e grupo controle, que seguirá o tratamento médico convencional. A coleta de dados incluirá variáveis sociodemográficas, antropométricas e clínicas, além da aplicação de instrumentos validados, como a Escala Visual Analógica (EVA) para mensuração da dor, o Endometriosis Health Profile Questionnaire (EHP-30) para avaliação da qualidade de vida, o Female Sexual Function Index (FSFI) para função sexual, o Pelvic Girdle Questionnaire (PGQ) para impacto da dor pélvica e o Multidimensional Fatigue Inventory–10 (MFI-10) para fadiga. A dor à pressão muscular será avaliada por meio de algômetria nos músculos da cintura pélvica e assoalho pélvico, e a função do assoalho pélvico será analisada pelo Exame das Funções Sensoriais e Musculares do Assoalho Pélvico (EFSMAP). Os dados coletados serão analisados no software estatístico SPSS versão 20.0, adotando-se um nível de confiança de 95% e significância de 5% (p<0,05). A análise descritiva será realizada por média e desvio padrão para variáveis quantitativas normais e mediana e intervalo interquartil para variáveis não normais, as variáveis qualitativas serão apresentadas em frequência e porcentagem. Testes estatísticos como o teste Qui-quadrado de Pearson, teste t Student ou teste U de Mann-Whithey, serão aplicados. Espera-se que as intervenções promovam redução da dor e melhora funcional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2315546 - CAROLINE WANDERLEY SOUTO FERREIRA
Interna - 2299794 - ANDREA LEMOS BEZERRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - PETER WILLIAM STUBBS
Notícia cadastrada em: 18/02/2025 13:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08