CAPACIDADE INTRÍNSECA E BIOMARCADORES DIGITAIS: COMO OS DADOS COLETADOS PELOS SMARTWATCHES PODEM AUXILIAR NA AVALIAÇÃO GERONTOLÓGICA DE UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL?
Envelhecimento saudável; Desempenho Físico-Funcional; Desempenho psicomotor; Dispositivos eletrônicos vestíveis; Dados de saúde coletados rotineiramente.
Para promover um envelhecimento saudável, os indivíduos devem possuir uma capacidade intrínseca (CI) que os permita realizar suas atividades de vida diária. A CI engloba cinco domínios (locomotor, sensorial, vitalidade, psicológico e cognição) crucial para as atividades diárias dos idosos. Tendo em vista a necessidade de compreender as trajetórias de envelhecimento saudável, desenvolver e alcançar um consenso sobre medidas analíticas, estratégias de medição, testes, instrumentos e biomarcadores para os principais conceitos relacionados a CI, é necessário. Portanto, o uso de ferramentas tecnológicas como smartwatches podem ser uma alternativa para avaliação e rastreio de padrões de envelhecimento em idosos comunitários e adultos de meia idade. Assim, este projeto objetiva verificar a relação entre biomarcadores digitais coletados por meio de smartwatches e a capacidade intrínseca de idosos comunitários. Trata-se de um estudo observacional analítico transversal com uma amostra de adultos acima de 50 anos residentes na comunidade. O estudo avalia a capacidade intrínseca em idosos, abordando três domínios específicos: locomotor (por meio da Physical Performance Battery), sensorial (capacidades de audição e visão) e vitalidade (perda de peso não intencional e força de preensão palmar). Os biomarcadores digitais serão coletados pelo smartwatch Garmin Forerunner 245® e incluem dados tempo gasto em atividades físicas leves, moderadas e vigorosas, número de passos diários, distância percorrida, tempo sedentário, tempo e calorias gastas em atividades esportivas, tempo de sono em diferentes fases. Resultados esperados: A contribuição potencial do estudo inclui a identificação de biomarcadores digitais associados a diferentes trajetórias de envelhecimento. Espera-se que os resultados forneçam insights valiosos para estratégias de promoção da saúde e intervenções personalizadas. A coleta de dados abrangente e a integração de ferramentas tecnológicas refletem a abordagem inovadora do estudo, fornecendo uma base sólida para entender e promover o envelhecimento saudável em comunidades.