Duplicação de rodovias e desenvolvimento regional: Uma análise para o caso da BR-232 em Pernambuco
Infraestrutura de Transporte, Desenvolvimento Re-gional, Duplicação de Rodovias, Dinâmica de Longo Prazo, Desigualdades
Nesta tese, investigamos os impactos econômicos da duplicação da BR-232 em Pernambuco nos municípios beneficiados, analisando como essa inter-venção em infraestrutura influenciou a demografia, o mercado de trabalho, a dinâmica empresarial, o valor adicionado setorial, a arrecadação tributária e o crescimento econômico municipal. Diferentemente da literatura predomi-
nante, que foca na construção de novas rodovias e ferrovias, adotamos uma abordagem pouco analisada ao estudar os efeitos da duplicação de uma rodo-via já existente. Nosso objetivo foi compreender se a ampliação da capacidade viária resultou em ganhos significativos de produtividade, criação de empre-gos, formalização econômica e crescimento sustentável. Para isso, aplicamos
metodologias econométricas robustas, combinando modelos de Diferenças em Diferenças (DID) e event study somando-se a uma criteriosa seleção de um grupo tratado e controle qualificados, permitindo uma avaliação detalhada dos impactos ao longo do tempo. Nossos resultados mostram que os efeitos da duplicação da BR-232 não foram homogêneos nem imediatos. Encontramos
que setores como comércio e serviços responderam rapidamente à nova infra- estrutura, expandindo empregos e estabelecimentos de maneira significativa.
Já a indústria de transformação demonstrou um crescimento mais gradual, re-fletindo a necessidade de um período maior de maturação para consolidar no-vos investimentos e reorganizar cadeias produtivas. No setor agropecuário, os achados indicam que a modernização produtiva pode ter reduzido o emprego agrícola no longo prazo, sugerindo uma transição para setores mais dinâmicos da economia local. Quando analisamos o PIB per capita e os valores adiciona-dos de cada setor, encontramos que os ganhos econômicos se manifestaram de forma progressiva, confirmando que a infraestrutura rodoviária pode funcionar como um catalisador do crescimento econômico regional, desde que haja capacidade local de absorver os benefícios logísticos e convertê-los em investimentos produtivos. Nossos achados contribuem para a literatura ao demonstrar que a duplicação de rodovias, muitas vezes considerada uma intervenção secundária, pode gerar impactos expressivos no crescimento econômico e na reconfiguração da estrutura produtiva regional. No entanto, identificamos que tais efeitos não ocorrem automaticamente e exigem políticas complementares para maximizar os benefícios da infraestrutura. Apontamos a necessidade de incentivos ao setor produtivo, investimentos em qualificação profissional e estratégias de diversificação econômica para garantir que os impactos da BR-232
sejam sustentáveis a longo prazo. Com esta pesquisa, oferecemos uma análise detalhada dos efeitos das intervenções incrementais em infraestrutura de transporte, fornecendo subsídios para a formulação de políticas públicas mais
eficazes e para o planejamento do desenvolvimento regional no Brasil, principalmente no estado de Pernambuco, que tem-se discutido constantemente a duplicação do trecho restante da BR-232.